São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

o gosto da estação

Vodca, champanhe e sorvete de limão. Esta é a combinação que anda fazendo a cabeça dos frequentadores da noite paulistana. O "sgropino", como é chamado, tem muitos admiradores. Aqui, três deles dão sua receita.
Rogério Fasano costuma prepará-lo para servir aos amigos. "É muito doce", diz, explicando porque não serve o drinque no restaurante. Explica que o "sgropino" deve ser tomado à noite. "É um ótimo digestivo, mas é forte."
No Don Curro (tel. 852-4712), o drinque é servido de graça após as refeições. "Todo mundo repete", conta Chiquinho, o barman, que chama a bebida de "copa de limão". O Piola (tel. 3064-1875) serve um "sgropino" diferente, sem champanhe e com leite. Stefano Carniato, dono da franquia, diz que é assim que se faz na Itália, sua terra de origem.

Na receita de Rogério Fasano, entram dez bolas de sorvete de limão, quatro doses de vodca e três taças de vinho espumante italiano Prosecco. Bata o sorvete com a vodca até a ficar líquido. Adicione o vinho e misture. Dá dez doses.

É assim que Chiquinho, do Don Curro, prepara a sua copa de limão. Bata no liquidificador oito bolas de sorvete, três doses de vodca e meia garrafa de champanhe. Deixe alguns segundos, para ficar cremoso. Dá para cinco pessoas.

Stefano Carniato garante que a receita do Piola tem um segredo. Mas a proporção dos ingredientes é a seguinte: para cinco litros de "sgrupino", use meio litro de vodca e três litros e meio de sorvete

Texto Anterior: compre moda underground!
Próximo Texto: Oscar na poltrona
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.