São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Portugal dará disco de ouro a Mamonas

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

A máquina de vendas do grupo Mamonas Assassinas não pára de funcionar, três semanas após a morte de todos os seus integrantes, num acidente de avião na serra da Cantareira, em São Paulo.
Até o final desta semana, a gravadora EMI deve anunciar, em Lisboa, a conquista de um disco de ouro pelas excelentes vendas do CD do grupo em Portugal.
Segundo o último dado disponível, o disco dos Mamonas entrou em segundo lugar na parada de vendas e contabilizava 16,5 mil cópias vendidas até a semana passada -3.500 a menos que o necessário, em Portugal, para ganhar o reconhecimento por suas boas vendas.
A concessão de discos de ouros pela indústria fonográfica varia em cada país, de acordo com o tamanho do mercado. No Brasil, é preciso vender 100 mil cópias para obter esse reconhecimento; nos EUA, a marca é de 500 mil cópias.
Os Mamonas haviam planejado se dedicar à conquista do mercado português a partir de março deste ano. Eles deveriam viajar para Lisboa no dia 3, um dia após o acidente que os matou. Na agenda, tinham uma série de apresentações em emissoras de rádio e TVs portuguesas para promover o disco.
Um dos maiores sucesso do grupo, a canção "Vira-Vira", conta de forma bem-humorada a história de um dono de padaria português convidado a participar de uma suruba, mas que envia a sua mulher no lugar. A música chegou a ser usada por um candidato na última campanha eleitoral em Portugal.
No Brasil, a EMI também não nota nenhuma diminuição no ritmo de vendas do CD dos Mamonas.
Oficialmente, o disco já passou da marca de 2 milhões de cópias, mas as estimativas são de que pelo menos 2,2 milhões terão sido comercializadas até o fim do mês.
Show no Pacaembu
Uma grande homenagem musical aos Mamonas deve ocorrer em maio ou junho, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.
Segundo o empresário Sami Elia, em data ainda a ser definida, será realizado um show inteiramente beneficente, com renda a ser revertida a seis creches da cidade.
Elia, que foi empresário dos Mamonas, afirma que a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, o cantor brega Falcão e o grupo de rock Baba Cósmica já confirmaram a sua disposição de participar.
Também se fala na participação da dupla sertaneja Mauri e Maurício, nos Paralamas do Sucesso e nos grupos de pagode Só Pra Contraria e Negritude Jr.
Neste "Tributo aos Mamonas Assassinas" (nome provisório), cada artista tocará uma música do grupo de Guarulhos. Os ingressos deverão ser pagos com a doação de alimentos ou roupas.
O empresário Sami Elia afirma que todas as empresas envolvidas na produção do show (luz, som e segurança) trabalharão de graça.
Elia sonha com uma união de patrocinadores rivais, tipo Antarctica e Brahma, apoiando o show.

Texto Anterior: "Quíntuplos" frustra em sua estréia
Próximo Texto: Familiares devem comercializar imagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.