São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Melhores peças de 95 têm premiação

DANIELA ROCHA
DA REDAÇÃO

Hoje à noite, no Memorial da América Latina, haverá festa de entrega do prêmio Shell aos melhores do teatro do Rio de Janeiro e de São Paulo no ano de 95. O prêmio tem quatro indicados para as categorias autor, diretor, ator, atriz, cenógrafo, figurinista, iluminador e especial (veja quadro nesta página).
Duas peças indicadas como as melhores de 95 para o prêmio Apetesp (Associação dos Produtores de Espetáculos teatrais do Estado de São Paulo) lideram o número de indicações do prêmio Shell. Uma delas é "O Livro de Jó", de Luiz Alberto Abreu, dirigida por Antônio Araújo, com cinco indicações. Em segundo lugar (quatro indicações) está "Péricles, O Príncipe de Tiro", adaptação de Shakespeare por Ulysses Cruz.
Teatro x Oscar
A simultaneidade com a noite do Oscar foi por acaso, mas a organização garante que é possível ver as duas. O prêmio Shell começa pontualmente às 20h30 e deve durar uma hora. Para quebrar a rotina da apresentação, os prêmios serão entregues no correr de um espetáculo com roteiro de José Rubens Siqueira e direção de Francisco Medeiros.
A apresentação/encenação será encabeçada pela dupla de atrizes Denise Fraga e Marisa Orth e terá participação de atores dos grupos Acrobático Fratelli, Aerodianas e Pia Fraus para um show de pirotec nia, acrobacia e multimídia.
"Unimos elementos arcaicos do teatro com alta tecnologia", diz o diretor Chico Medeiros, 41.
O espetáculo tem textos de vários autores -como Cervantes, Goethe, Plínio Marcos, Garcia Lorca, Shakespeare- sobre teatro. "Tem momentos de humor e de lirismo.
É um espetáculo para marcar a grande festa do encontro dos artistas, das platéias, dispostas frente a frente em relação ao palco, encontro das diferentes linguagens teatrais", afirma Medeiros.
As atrizes
Também será o encontro de Marisa Orth, 31, e Denise Fraga, 31, que trabalharam juntas no extinto programa "TV Pirata", da Globo, e que pela primeira vez dividem um palco.
Com menos de um mês de ensaio, as duas se mostram apreensivas. "São textos de muita responsabilidade. Citamos desde um profissional da iluminação de 1.630 até Ingmar Bergman e Peter Brook", afirma Marisa.
Animadas, ambas dizem adorar prêmios. "Tenho muito carinho pela classe teatral. Gosto de ver minha turma reunida", diz Denise.
"Sempre ia a premiações só para assistir. O povo de teatro é muito animado, tenho certeza que teremos alguns momentos emocionantes e outro com gafes inperdoáveis esta noite", afirma Marisa.

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Indicados aos principais prêmios Shell em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.