São Paulo, terça-feira, 26 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expulsão de terra pode causar suicídio

Ação pede reintegração de posse

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Índios guarani-caiowas do Mato Grosso do Sul estão ameaçando praticar suicídio coletivo caso suas terras sejam devolvidas para um fazendeiro que reivindica na Justiça a reintegração da propriedade.
Os guarani-caiowas viviam em uma área de 404 hectares de uma fazenda de 800 hectares, em Juti (MS), de Miguel Subtil. Ação judicial de 93 obrigou a retirada deles.
A partir de então, os guarani-caiowas -cerca de 350 índios - passaram a morar em barracas de lona na periferia de Juti. Na sexta-feira passada, eles decidiram ocupar novamente a fazenda.
A Comissão-Pró Índio de São Paulo informou ontem que o proprietário da fazenda entrou com ação na 2ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande (MS) pedindo a ratificação da liminar que permitiu a expulsão anterior.
Segundo a Comissão Pró-Índio, a Justiça deu prazo de 48 horas para que a Funai (Fundação Nacional do Índio) se manifeste. Os guarani-caiowas distribuíram carta ameaçando suicídio caso sejam expulsos novamente da terra.

Texto Anterior: Acerto de contas
Próximo Texto: Líder garimpeiro é morto pelas costas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.