São Paulo, terça-feira, 26 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

Zagallo dirige seleção pela 100ª vez

RUBENS LEME DA COSTA

RUBENS LEME DA COSTA; ARNALDO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Técnico que mais dirigiu jogos do Brasil em todos os tempos alcança marca histórica amanhã, contra Gana

O técnico Mario Jorge Lobo Zagallo estará completando a marca histórica de cem jogos como treinador da seleção brasileira quando sua equipe entrar em campo para enfrentar Gana, amanhã, em São José do Rio Preto.
Zagallo, um alagoano de 64 anos, único tetracampeão mundial de futebol (duas vezes como jogador, uma como treinador e uma como coordenador técnico), prepara-se agora para o próximo desafio de sua carreira: vencer a Olimpíada.
O Brasil chegou perto em 84 e 88, quando ficou em segundo lugar.
O levantamento foi realizado pelo engenheiro Duílio Domingos Martino, especialista em estatísticas sobre a seleção brasileira.
Ao ser informado pela Folha, o técnico Zagallo ficou surpreso com a informação de que vai completar cem partidas.
"A CBF tem um currículo com todos os meus jogos à frente da seleção. Mas não sabia e ninguém me avisou que estava perto do centésimo jogo. É mais um motivo de satisfação."
Segundo os números da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), porém, Zagallo ainda não terá chegado aos cem jogos.
Procurada ontem pela Folha, a entidade não quis fornecer seus próprios dados, que diferem em alguns pontos dos de Martino.
As diferenças se devem ao conceito variável de "jogo oficial" da seleção brasileira.
A CBF não considera oficiais dois jogos contra seleções estaduais em 1970, quando a equipe se preparava para a Copa; um confronto com a seleção olímpica brasileira, em 1972, e um amistoso da seleção pré-olímpica contra o Chile, em 94.
O Brasil marcou 217 gols, sob o comando de Zagallo, e sofreu 70. Zagallo também ainda não perdeu para equipes sul-americanas.
Zagallo dirigiu a seleção brasileira em duas Copas do Mundo: 1970, quando conquistou o tricampeonato, e 1974, quando ficou em quarto lugar.
Estréia A estréia de Zagallo como técnico da seleção ocorreu em 19 de setembro de 1967 -vitória por 1 a 0 sobre o Chile, em amistoso.
No entanto, Zagallo só veio a assumir o cargo por um longo período às vésperas da Copa de 1970. Zagallo caiu em 1974 e voltou ao cargo em 1994, após o tetracampeonato, em que Carlos Alberto Parreira dirigiu o time.

*Colaborou Arnaldo Ribeiro, enviado especial a São José do Rio Preto

Próximo Texto: Partida custa US$ 500 mil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.