São Paulo, terça-feira, 26 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexo marca álbum póstumo de Eazy-E

MARCEL PLASSE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Há exatamente um ano, Eric Wright, conhecido como Eazy-E, morreu de Aids. "Str8 off tha Streetz of Muthaphukkin Compton" é seu primeiro CD póstumo -e um dos melhores de sua carreira, que completaria uma década.
A morte de Eazy-E traumatizou a comunidade hip-hop, porque foi anunciada desde os anos 80, em raps sobre sexo com "vagabundas" -como Eazy chamava todas as mulheres que não eram sua mãe.
"Str8 off tha Streetz of Muthaphukkin Compton" não foge da rotina explícita. Em "Likin, Sukin, Phukin", Eazy pode ser ouvido em pleno ato sexual. É perturbador.
Mas o disco mostra que Eazy não queria ser lembrado como o rapper que morreu de Aids. Em "Tha Muttaphukkin Real", ele faz seu último pedido: "Quando morrer, negros que me enterrarem, façam com que esteja escrito 'Eazy Muthaphuckkin E' e, para ser exato, meu epitáfio ainda deve dizer: 'Ele colocou Compton no mapa' ".
Eazy colocou Compton (periferia de Los Angeles) no mapa em 1986, ao fundar a gravadora Ruthless, com o dinheiro de tráfico de crack, e bancar a estréia de seu grupo, NWA (Niggas Wit' Attitude).
Desde a primeira música, "Boyz-N-the-Hood", sobre o cotidiano violento de Compton, aos clássicos "Gangsta, Gangsta" e "Fuck tha Police", os integrantes do NWA ganharam reputação internacional como "gângsteres do hip-hop", embora eles próprios preferissem ser vistos como "repórteres da rua", narrando a realidade como a viam.
A partir do NWA, o crack entrou na música popular, forçando a atenção do governo e dos noticiários da TV. Até hoje, o rap sente a influência do quinteto.
O disco póstumo traz o reencontro de Eazy com alguns de seus antigos parceiros: DJ Yella, que co-produz a maioria das faixas, e o rapper MC Ren. Embora poupe Ice Cube, o mais famoso ex-NWA, a arma 9mm de Eazy permanece apontada para a cabeça de Dr. Dre.
Muito mudou entre 1988, quando Eazy chamava Dre de "produtor chapante", e os últimos anos de disputa entre os dois. Os rappers trocaram farpas em discos durante anos. Mas Eazy ficou com a última palavra: "Eu era o capitão e Dre era meu auxiliar. Tudo ia bem, até que ele quis o que eu tinha" (em "Ole School Shit") e "Death Row é tida como a casa dos gângsteres de estúdio dos anos 90, uma piada" (em "Wut Would You Do", que ataca ainda Snoop Doggy Dogg).
O disco fecha com uma homenagem de Yella, muito emocional. Atacado em vida, Eazy-E é celebrado na morte. Desde o fim do NWA, ele não era tão exaltado.

Disco: Str8 off tha Muthaphukkin Compton
Artista: Eazy-E
Gravadora: Ruthless/Sony
Preço: R$ 20 (o CD, em média)

Texto Anterior: Zoomp apresenta hoje o novo visual de Galisteu na passarela
Próximo Texto: CDs recuperam Lupicínio em 78 rpm
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.