São Paulo, terça-feira, 26 de março de 1996
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Repintura fica mais rápida e fácil

DANIEL JAPIASSU
DA REPORTAGEM LOCAL

A tecnologia usada atualmente na Europa e nos EUA para repintar automóveis riscados ou batidos garante quase a tonalidade original da cor do veículo.
No Brasil, algumas oficinas de funilaria utilizam o mesmo método, trazido para o país pela Tintas Coral e pela Akzo Nobel.
A linha Deltron, da Coral, com tecnologia PPG, é importada e inclui uma variada gama de tintas de acabamento, "primers" (massas que protegem a lataria), fundos, aditivos e vernizes.
"A técnica possibilita a fabricação de cerca de 50 mil combinações de tonalidades para a recuperação da pintura", explica Jorge Luís Guimarães, 44, gerente do Centro de Capacitação Coral.
O método atende às exigências das principais montadoras do mundo, como Volkswagen, Fiat, Mercedes-Benz e BMW.
"Além disso, oferecemos 36 meses de garantia sobre o produto aplicado", diz Yvete Leon, gerente de repintura da Coral.
A holandesa Akzo, por sua vez, trabalha com o sistema Sikkens. Trouxe para o Brasil a Mix Machine, máquina misturadora capaz de fabricar 45 mil tonalidades a partir de 54 tintas-base.
Os produtos utilizados pela empresa são à base de acrílico e de poliuretano, que proporcionam maior durabilidade e melhor aspecto ao acabamento.
Ao contrário das pinturas tradicionais, que precisam de alguns dias para secar, os novos métodos não levam mais do que cinco ou seis horas.
O preço, entretanto, é cerca de 35% mais alto. "Mas o custo compensa", diz José Carlos Carnevale Filho, 35, sócio da Garagem Rocha, oficina que trabalha com os produtos da Akzo Nobel.
Para ele, as velhas técnicas apenas disfarçam batidas ou imperfeições. "Com a nova repintura, é impossível perceber falhas."
Tanto Coral quanto Akzo oferecem cursos destinados a pintores e funileiros.

Onde saber mais - Coral: tel. 0800 13-8686; Akzo: tel. (011)

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