São Paulo, quarta-feira, 27 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP já ficou 7 h sem luz

MARCIA PADILHA
DO BANCO DE DADOS

Em janeiro de 1994, a cidade de São Paulo viveu sete horas de caos, quando a avenida Paulista (centro) foi atingida por um blecaute.
A região, que então concentrava 39% do PIB do país, ficou sem energia justamente no horário comercial, das 9h20 até as 16h23.
Emissoras de rádio saíram do ar, agências bancárias suspenderam suas atividades e os escritórios dispensaram seus funcionários.
Quase cem semáforos de vinte cruzamentos da avenida deixaram de funcionar e a área teve congestionamentos de cerca de 8 km.
Mais de 500 mil pessoas foram atingidas. Os hospitais e o metrô só puderam funcionar porque a avenida é alimentada por três sistemas subterrâneos.
Segundo a Eletropaulo, o blecaute foi causado por um curto-circuito no transformador instalado sob um edifício da avenida.
O curto-circuito acabou atingindo quatro cabos que fazem a ligação com o sistema Ibirapuera. O então diretor de distribuição da Eletropaulo, Rafael Murolo Filho, disse que não havia registro de caso parecido nos últimos 30 anos na cidade.
Outro caso foi registrado nos Estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e o Distrito Federal, que ficaram sem energia por mais de uma hora em junho de 92.
Um curto-circuito teria afetado a subestação de Itumbiara (GO), do sistema Furnas. Em Goiás e no Distrito Federal, todos os consumidores foram atingidos.

Texto Anterior: Escuridão altera a manhã no Congresso
Próximo Texto: Chilenos passam desconforto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.