São Paulo, quarta-feira, 27 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hospital de Minas cancela três cirurgias

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O blecaute ocorrido na manhã de ontem em Minas Gerais atingiu cerca de 14,4 milhões de pessoas, segundo a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).
Esse número representa 90% dos consumidores de energia elétrica no Estado. Apenas algumas localidades nas regiões leste, norte e sul do Estado não foram atingidas.
A duração do blecaute variou em diversas regiões do Estado. O tempo máximo atingido foi de aproximadamente duas horas, nas regiões leste e sudeste de Minas.
Para restabelecer o fornecimento, a Cemig priorizou as regiões com maior densidade populacional. Na região metropolitana, que foi totalmente atingida, a energia foi restabelecida às 10h22.
Durante a cerca de uma hora em que a capital mineira ficou sem energia, todos os semáforos da cidade ficaram desligados. O trânsito ficou confuso em alguns pontos.
A PM disse que foram registradas oito ocorrências em prédios, de pessoas que solicitaram a ajuda do Corpo de Bombeiros para retirar pessoas presas em elevadores.
Hospitais
Segundo a PM, em muitos lugares os próprios condôminos conseguiram retirar as pessoas que estavam presas nos elevadores.
Na Prefeitura de Belo Horizonte, um funcionário ficou preso no elevador e passou mal, sendo levado para o Hospital Odilon Behrens, onde foi atendido e liberado.
Nos hospitais da capital mineira, os geradores entraram em operação no momento do blecaute. Em alguns hospitais, apenas determinados setores, como os de raios X e tomografia, não funcionaram.
Apenas o Hospital João 23, o principal PS da cidade, restringiu o atendimento. O chefe do plantão médico, Antônio de Pádua, disse que foram atendidos somente casos de "extrema urgência", já que o gerador garantiu o fornecimento de energia apenas para o ambulatório, bloco cirúrgico e UTI.
A maior parte dos bancos só abriu após o restabelecimento da energia, ou seja, com cerca de 30 minutos de atraso. A Companhia de Saneamento de Minas informou que o sistema de abastecimento de água na região metropolitana de BH foi interrompido às 9h25 e voltou a operar por volta das 12h.

Texto Anterior: 2.700 telefones ficam mudos
Próximo Texto: SP conseguiu isolar problema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.