São Paulo, quarta-feira, 27 de março de 1996
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Ruffles faz fábrica gigante em Itu

FERNANDO PAULINO NETO
MÁRIO MAGALHÃES

FERNANDO PAULINO NETO; MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

A Ruffles pretende chegar a 75% de participação no mercado de batatas fritas prontas para o consumo até o final do ano. Para isso, está investindo US$ 15 milhões em uma nova linha da fábrica em Itu (SP).
A fábrica será a maior do mundo, segundo o diretor-associado de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, Otto van Sothen, e a única em operação da empresa fora dos Estados Unidos com capacidade de produzir 2.500 quilos de batata frita por hora.
Segundo Sothen, a fábrica poderá trabalhar 22 horas por dia. Hoje, a Ruffles tem 55% do mercado e só não vende mais porque trabalha com capacidade de produção total nas duas linhas de produção hoje em atividade em Itu.
O faturamento em 1995 foi de US$ 160 milhões (crescimento de 58% em relação a 1994).
Pela medição da Nielsen, os principais concorrentes da Ruffles no Brasil, com pequena participação de mercado, são a Fritex e a Pringles (batata importada da Procter & Gamble). Sothen diz que, com exceção de sua marca, "o mercado é muito regionalizado".
Linhas desativadas
As duas linhas de produção serão desativadas quando a nova linha entrar em funcionamento. Sothen disse que a linha é toda importada -só está sendo montada no país.
Sothen disse que, ao longo de 1996, com a nova linha de produção de batatas, a Elma Chips deve contratar mais mil funcionários nas áreas industrial e comercial. Hoje são cerca de 5.000 funcionários no país.
Há oito anos no Brasil, a batata Ruffles tem no país o segundo mercado mundial da marca, diz o executivo. Perde em vendas apenas para os Estados Unidos.
Para aumentar a participação no mercado, a Ruffles não conta apenas com a demanda reprimida por conta da utilização total de sua capacidade de produção. A empresa pretende lançar novos produtos de batata em julho.
O lançamento desses novos produtos vai ser durante os Jogos Olímpicos de Atlanta, a partir de 19 de julho, aproveitando o fato de a Elma Chips ter comprado uma cota de patrocínio das transmissões dos jogos pela Rede Globo.
O objetivo, nos dois casos, é atingir o público-alvo da Ruffles -jovens entre 15 e 25 anos. A empresa não revela o valor dos patrocínios.

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