São Paulo, quarta-feira, 27 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carmina resgata raridades da MPB

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Cantora lança o disco "Arrasta a Sandália", a partir de amanhã até domingo, no Museu da Imagem de Som

A cantora paulistana Carmina Juarez apresenta, de amanhã até domingo, o resultado de cerca de dez anos de estudos da música popular brasileira.
A apresentação lança o CD de mesmo nome, que estará nas lojas a partir da semana que vem, num lançamento do selo Dabliú.
"Encontrei muita resistência das grandes gravadoras ao meu trabalho, pelo fato de ser desconhecida", disse ela, em entrevista à Folha. O disco foi produzido de maneira independente.
O repertório de "Arrasta a Sandália" reúne músicas compostas entre 1930 e 1945. As faixas respeitaram, basicamente, as partituras originais.
"Minha idéia não era mudar nada e sim, mostrar as músicas do meu jeito, de uma forma espontânea", disse Carmina.
A faixa-título aparece com um ritmo alterado e os arranjos de violão mais rebuscados. Já "Nega Maluca", surge numa versão mais tímida, com ritmo lento, porém mantendo a estrutura harmônica.
Compõem ainda o programa do show "Rugas", de Nelson Cavaquinho, "O Maior Castigo que eu te dou", de Noel Rosa e "Essa Mulher tem Qualquer Coisa na Cabeça", de Wilson Batista e Cristóvão de Alencar.
Participam da gravação músicos como Jacques Morelembaum e Oswaldinho do Acordeom. A produção é simples, basicamente voz e dois violões, de Jardel Caetano e Camilo Carrara.
Carmina é filha do maestro Benito Juarez, regente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
A cantora tem um currículo acadêmico variado. Estudou jazz no Berklee College of Music, nos EUA; música popular na Unicamp e canto lírico com Sofia Mukametova, na Itália; entre outros cursos.
Desde 1991, ela estuda a cultura dos negros na música popular brasileira, orientada por Fernando Faro.
Depois da temporada no MIS, ela pretende fazer shows pelo Brasil e gravar o clipe de "Nega Maluca".

Show: Arrasta a Sandália
Com: Carmina Juarez (voz), Jardel Caetano (violão), Camilo Carrara (violão e cavaquinho), Oswaldinho do Acordeon, Djalma Corrêa (percussão), Osvaldinho da Cuíca (percussão), Tiago Pinheiro (voz) e Proveta (clarineta)
Onde: MIS (av. Europa, 158)
Quando: às 20h
Quanto: Entrada Franca

Texto Anterior: TVA e Net anunciam novos canais
Próximo Texto: Stockinger mostra seus nus no Masp
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.