São Paulo, quarta-feira, 27 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diferenças entre tipos de máquina

* "Que computador devo comprar? Qual a diferença entre um 586 e um Pentium. E entre um modem de 14,4 mil bps e um de 28,8 mil bps?"
Luiz Prata (Lorena, SP)
Resposta
Uma sugestão é um Pentium de 100 MHz ou 120 MHz, com 8 Mbytes ou 16 MBytes de memória RAM, disco rígido de 850 Mbytes ou mais, kit multimídia de quádrupla velocidade e um modem.
É mais confiável comprar o micro pronto, mas mais gostoso montá-lo em casa. A opção é sua.
A Intel, fabricante dos primeiros chips para PC, usava o próprio código dos chips para identificá-los e comercializá-los.
Porém, outros fabricantes começaram a comercializar seus produtos equivalentes utilizando o mesmo código.
A lei americana não permite direito autoral sobre números, então o fabricante resolveu dar nome aos seus chips, que dessa forma estão resguardados.
Como os concorrentes não poderiam utilizar o nome e os números (386, 486), eles ficaram bem gravados no mercado e a indústria utilizou a continuação lógica do código (586, 686 etc) para denominar seus novos chips equivalentes.
Na prática, o desempenho do Pentium e do 586 é parecido.
Quanto ao modem, é válido comprar um de 28,8 mil bps. O maior fator influenciador da taxa de transmissão é a linha telefônica.
A taxa de transmissão representa a quantidade efetiva de caracteres transmitidos e é medida em caracteres por segundo.
A taxa média de transmissão em um modem de 14,4 mil bits por segundo é de 1.600 caracteres por segundo. Teoricamente, um modem de 28,8 mil bits por segundo transmitiria a uma taxa média de 3.200 caracteres por segundo.
Porém, na prática, dificilmente ela chega a 2.100 caracteres por segundo, ou seja, o equivalente a 19,2 mil bits por segundo.

Texto Anterior: Scanner faz cópia e manda fax
Próximo Texto: Conexão para a Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.