São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feira mostra sistemas sem fio para uso em hospitais

DA REPORTAGEM LOCAL

A 6ª Telexpo mostra novas três linhas de produtos voltadas para a comunicação no interior das empresas: o "paging" privado e dois sistemas de telefone sem fio.
A francesa Alcatel trouxe o Dect, um sistema de comunicação sem fio destinados a hospitais e grandes empresas. O telefone funciona como um ramal móvel e o funcionário pode ser localizado pela telefonista mesmo a uma distância de 3,5 km. Custa R$ 2.500 por ramal.
A Nortel (Northern Telecom) está apresentando um sistema semelhante, mas com tecnologia celular. As ligações são captadas por microcélulas, semelhantes às usadas pelas companhias telefônicas para melhorar os sinais dos celulares em túneis e shoppings.
Este sistema, no Brasil, requer telefones celulares especiais porque o governo não liberou frequências para uso de empresas. Nos Estados Unidos, ele pode ser adaptado para o uso celulares comuns.
No sistema oferecido pela Nortel, um conjunto formado por três microcélulas e oito aparelhos de telefone custa cerca de R$ 12 mil.
O "paging" (serviço de telemensagem) privado está em demonstração no stand da Alcatel, mas é produzido pela Motorola (EUA).
A vantagem desses sistemas é que são uma extensão da mesa PABX.

Texto Anterior: Celular e fax ficam cada vez menores
Próximo Texto: Mercedes lança seus novos modelos luxo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.