São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil retorna ao 'futebol de resultados'

ARNALDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Na Olimpíada de Atlanta, a seleção brasileira deve abandonar o "futebol espetáculo" e voltar a utilizar o "futebol de resultados" praticado na Copa do Mundo de 1994, quando esteve sob o comando de Carlos Alberto Parreira.
O anúncio partiu do técnico Zagallo -sucessor de Parreira.
"Vamos jogar com o regulamento na mão, como sempre fizemos em qualquer competição importante. O fundamental é trazer a inédita medalha de ouro", disse.
Para Zagallo, que foi supervisor da seleção na Copa de 94, ganhar uma Olimpíada "é muito mais difícil" que conquistar uma Copa do Mundo e isso justificaria a mudança no estilo de jogo.
"Na Olimpíada, o equilíbrio entre as equipes é maior e o tempo de preparação, menor. Além disso, estamos enfrentando dificuldades na liberação de jogadores e na convocação, já que só podemos levar 18 atletas", disse.
Mas o treinador teme, principalmente, a inexperiência dos atletas e o pouco tempo de recuperação entre as partidas.
Na primeira fase, o Brasil fará três partidas em cinco dias (21, 23 e 25 de julho).
Zagallo vai aproveitar os próximos três amistosos -em 24 de abril, 22 de maio e 26 de junho- para definir os nomes dos 18 jogadores que representarão o Brasil em Atlanta.
A maior dúvida do treinador é quanto aos três atletas com mais de 23 anos que ele pode convocar.
Os zagueiros Aldair e André Cruz e o meia Rivaldo saíram na frente na disputa pelas vagas.
Mas o meia Dunga, o atacante Bebeto e o zagueiro Márcio Santos, que se recuperou de um rompimento de tendão de Aquiles, também podem ser chamados.
"Esses jogadores mais experientes não precisam mais ser testados. Na verdade, a minha escolha recairá nas posições mais carentes da seleção olímpica", afirmou Zagallo.
O grupo com 15 jogadores nascidos a partir de janeiro de 1973 já está quase definido.
Versatilidade
Zagallo diz que convocará apenas dois goleiros -provavelmente Dida e Danrlei- e dará preferência aos atletas "versáteis", que atuam em mais de uma posição.
Assim, têm vaga quase certa os laterais Zé Maria, Roberto Carlos e André, os meias defensivos Flávio Conceição e Amaral, os meias ofensivos Juninho e Beto e os atacantes Sávio e Caio.
Existiriam ainda mais quatro vagas. Serão chamados um ou dois zagueiros, um ou dois meias e um ou dois atacantes.
Entre os que têm maiores chances estão o zagueiro Carlinhos, o volante Zé Elias e o meia Jamelli.
O atacante Ronaldo, do PSV, que vem se recuperando de uma lesão no joelho, será convocado caso recupere a forma física e técnica.
As chances do atacante Luizão dependem muito do que ele fizesse na partida de ontem à noite.
A convocação para os Jogos Olímpicos de Atlanta está marcada para o início de julho.
Em seguida, os jogadores iniciam treinos em Teresópolis (RJ) e disputam mais dois amistosos.
No dia 10 de julho, jogará em Florianópolis (SC), e, no dia 14, enfrentará um combinado internacional reforçado pelo brasileiro Romário, em Nova York (EUA).
A estréia nos Jogos será no dia 21 de julho, em Miami (EUA).

LIGUE para o Folha Informações Esporte, 900-0316, para saber o resultado do jogo Brasil x Gana. Cada ligação custa R$ 1,50 por minuto e o serviço funciona em todo o Estado de São Paulo

Texto Anterior: Arquibancada será reavaliada
Próximo Texto: O Brasil de Zagallo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.