São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Bonkers' são caminho para Brasil moderno

DAVID DREW ZINGG
EM SÃO PAULO

"BONKERS PODEM SALVAR FHC": TIO DAVE
Nota do Editor: O material que expomos a seguir contém pensamento econômico de extrema complexidade relativo a temas radicais tais como o dos Buracos Negros. Aviso aos leitores de baixo nível de instrução teórica: procurar compreender este artigo pode resultar em graves danos cerebrais.
*
Esta é a história de uma corajosa pequena empresa finlandesa, e de como ela chegou a dominar uma grande parte do suprimento de dinheiro do mundo. Tio Dave está em condições de oferecer o know-how arduamente conquistado desse pequeno empreendimento incomumente bem-sucedido ao governo brasileiro, que, ao que parece, poderia beneficiar-se de um pouco de incentivo econômico.
Nos anais da história dos negócios existem a Bonk Business, Inc. -e os outros.
Tendo começado humildemente com um pescador finlandês de anchovas, mais de 150 anos atrás, a Bonk Business, Inc., cresceu para transformar-se num empreendimento industrial multiglobal que ocupa a vanguarda das tecnologias do 3º milênio.
Ela é a líder mundial nos setores de Maquinário Totalmente Desativado, Dispositivos Terapêuticos Cósmicos, Sistemas Avançados de Desinformação (SAD) e Tecnologia Localizada de Buracos Negros. Todos esses campos avançados contêm a promessa de uso futuro lucrativo em Sambalândia.
Na minha condição de cientista econômico mundialmente afamado, em nível ao qual apenas se aproximam Os Economistas Que Almoçam No Mássimo, prevejo uma aliança futura, brilhante e lucrativa, entre nossa grande nação e os Bonkers de Renalândia.
Em proveito dos senhores Serra, Malan e Cardoso, aqui vai uma história resumida das estupendas realizações dos futuros parceiros brasileiros de Renalândia, a Bonk Business Inc., que, no restante deste curto artigo, serão designados como "Bonkers".
As Riquezas do Mar
Há 150 anos o mar Báltico possuía anchovas em abundância. Os Bonks, uma modesta família de pescadores que vivia na costa oeste da Finlândia, fizeram duas descobertas de grande importância. A primeira foi a receita do Garum, um condimento levemente estimulante à base de anchovas. A segunda foi a extrema viscosidade do óleo de anchovas, que na época engraxava as rodas da indústria pesada.
A pesca excessiva das anchovas do Báltico, exacerbada pela presença de bandos agressivos de patos-bravos-marinhos da região ártica, acabou provocando a Grande Crise do Óleo de Anchovas, em 1883. (Essa crise antecedeu a Grande Crise Brasileira do Álcool, de 1996, causada principalmente pela falta de dinheiro nos bolsos dos usineiros).
Pãr Bonk (1855-1908) lembrou-se dos infindáveis cardumes de anchovas brasileiras que havia visto quando tomou sol na praia de Búzios, um reduto predileto de finlandeses em férias.
Seu plano era de repovoar o mar Báltico. Para ajudar os exóticos peixes tropicais a se multiplicarem no árduo clima nórdico finlandês, Pãr e seu pai instalaram fios elétricos para aquecer os locais onde os peixes se reproduziam.
Isso levou à descoberta fortuita do Efeito Anchova, que iria figurar ao lado da invenção do telefone por Thomas Edison. O movimento sincronizado de milhões de anchovinhas se esfregando contra os fios de aquecimento criou um efeito dínamo!
Em pouco tempo a Escandinávia inteira estava eletrificada, e os Bonkers ficaram ricos. Com sua renda de infindáveis coroas (a moeda nacional), os Bonks abriram uma oficina de onde, pouco depois, começaram a sair maravilhas como o Moedor de Rapé de Anchovas.
Desde o início do século 19 a Finlândia era um ducado da Rússia, e agora o Tzar convocou os Bonkers para eletrificar a remota região da Sibéria.
O gigantesco lago Tunguska foi escolhido para sediar a instalação do primeiro e imenso Dínamo de Anchovas. Em 1908, quando o enorme gerador movido a peixes foi ligado pela primeira vez, o projeto sofreu uma trágica e misteriosa explosão que carregou consigo o inventivo Pãr Bonk.
Peixes voadores
Uma enorme explosão achatou árvores num raio de milhões de hectares. Acredita-se hoje que a massa de anchovas correndo 20 quilômetros pelo lago Tunguska tenha provavelmente criado uma onda energética arqueada, por meio da interação com raios cósmicos e radiação de partículas pós-vida ainda penduradas no ar siberiano dos velhos discursos de Lênin, que se encontrava ali trabalhando para conseguir o futuro apoio dos camponeses russos oprimidos.
A precipitação provocada pelo desastre das anchovas marcou a história asiática por décadas. Choveu anchovas na China, provocando pânico generalizado. Segundo a Imperatriz Viúva de Pequim, a "chuva de peixes" era o augúrio do fim do mundo.
Não temos espaço suficiente aqui para relatar todas as realizações espantosamente bem-sucedidas dos Bonkers. Entre elas figuras o Balão Eletromagnético que sobe pela Aurora Boreal, o mundialmente famoso Gnagg Booster que faz salame a partir de ondas, desde as gama até ondas curtas de rádio. Barry Bonk, o bisneto hippy de Pãr, financiou a descoberta do primeiro Buraco Negro localizado. Ele está desaparecido desde então.
Idéias
Essas são as pessoas que quero trazer para cá para ajudar FHC a criar um Brasil novo, rico, moderno.
Nossa grande nação só precisa de duas ou três grandes invenções capazes de gerar muito lucro para nos colocar no bom caminho. Por exemplo: um quebra-cabeças de uma peça só para idiotas, ou um índice para dicionários, ou quem sabe um saquinho de chá à prova d'água.

Tradução de Clara Allain

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Exposição mostra traços de criação da dança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.