São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
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Supermercados têm mais produtos

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma enxurrada de novos produtos chega a cada mês aos supermercados.
O aumento no consumo de alimentos e a disputa acirrada da indústria para atender à demanda disparam os lançamentos -alguns engavetados há anos.
Resultado: supermercados chegam a dobrar o número de itens nas lojas. Tudo para dar mais opções de compra ao consumidor e ampliar as vendas.
"Todos os dias recebo um fornecedor com dois ou três lançamentos nas mãos. Por isso, o espaço na gôndola é cada vez mais disputado", diz Firmino Rodrigues Alves, presidente da Apas (Associação Paulista dos Supermercados).
O consumidor mais exigente provocou, só no último ano, aumento de 30%, em média, no número de itens à venda nos supermercados, diz ele. "Só na linha de congelados a variedade é enorme."
O Cândia, que tem duas lojas, dobrou o número de itens nos últimos dois meses -de 7.000 para 14 mil. As opções aumentaram nas linhas de chocolates, molhos, temperos, bebidas, pães, pratos prontos congelados etc.
"A estabilização da economia e a informática nos permitiram trabalhar com mais itens", diz Marcos Escudeiro, diretor. Nos hortifrútis, acrescenta, as novidades são os legumes picados e até pré-lavados.
Na rede de supermercados Sé -que tem 17 lojas na Grande São Paulo-, o número de itens saltou de 12 mil para 15 mil no último ano.
"Agora está mais fácil administrar o estoque. Isso permite trabalhar com maior variedade de produtos", afirma David Araújo Neto, diretor.
O consumidor está tão mais exigente, diz ele, que além de preço baixo ele quer variedade e qualidade. "Se não tivermos isso, vamos perder venda."
Ele conta, por exemplo, que no último ano a variedade de molhos triplicou de 20 para 60. Também triplicou a linha de chás. Os itens do setor de perfumaria, diz, aumentaram 50%.
"O consumidor está deixando de comprar só arroz e feijão. Está experimentando novos tipos de molhos, massas etc."
A rede de supermercados Barateiro -que tem 29 lojas na Grande São Paulo- constata que quanto maior a variedade de produtos, maior é o sucesso de vendas.
Por isso, nos últimos dois anos aumentou de 16 mil para 19 mil o número de itens em exposição nas suas lojas, informa José Augusto Santana, diretor-presidente da empresa.
Segundo ele, ter maior variedade de produtos implica também ter maior custo -administração, contratação de mais funcionários para fazer pedidos etc.
"Mas tudo isso vale a pena. Não há como fugir do novo padrão de exigência do consumidor."
Na rede de supermercados Eldorado, o número de itens à disposição dos consumidores -35 mil- é 15% maior do que o de há um ano.
Os importados, diz Luiz Antônio de Paiva Veríssimo, diretor, têm grande participação. Já representam 10% da receita da empresa.
"A tendência é ter cada vez mais produtos estrangeiros misturados com os nacionais nas gôndolas."

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