São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade atrai quem crê sem precisar ver

ROBERTO COSSO
MARIANA CARVALHO

ROBERTO COSSO; MARIANA CARVALHO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Ao contrário do que muita gente diz, não há discos voadores em São Tomé das Letras. Pelo menos é isso que a maioria dos moradores da cidade pensa.
"São Tomé vive de mentiras", diz José Bento Vasconcelos, 32, que morou oito anos na cidade.
"O maior misticismo daqui são as pessoas trabalhando o dia inteiro na pedreira, debaixo de sol. Ninguém diz essas coisas porque elas atrapalham o comércio", diz.
Porém, pela quantidade de histórias contadas pela população, é inegável que aconteçam situações incomuns. A cidade foi construída em um lugar com características geológicas peculiares, que propiciam a ocorrência dos fenômenos.
Algumas pessoas contam, por exemplo, que viram uma bola de fogo voando até bater numa pedra e se desfazer. Os "filhos da terra" explicam o acontecido como uma aparição da mãe-de-ouro. Ufólogos preferem crer em E.T.s.
Ufologia
Os ufólogos acusam os nativos de não saber reconhecer os óvnis e, por isso, creditam suas aparições a entidades fantásticas.
Os cientistas -escassos no lugar- acreditam que, por não saber explicar os acontecimentos de modo racional, as pessoas procuram o caminho místico.
"O místico sempre foi o canal de explicação para o inexplicável", diz Luiz Henrique Galante, 34, que morou quatro anos na cidade.
Assim, não existe apenas uma explicação para os fenômenos. O interessante não é discutir qual a melhor explicação, mas conhecer todas elas e, sobretudo, presenciar a ocorrência dos fenômenos.
Um dos poucos que têm data certa é a "Lua Cheia de Maio". Nele, o pôr-do-sol ocorre na mesma hora em que a lua nasce, e eles se encontram no horizonte. Isso tudo num cenário que abriga uma concentração enorme de cachoeiras e grutas, como em poucos lugares do país.

LEIA MAIS
sobre São Tomé das Letras nas págs. 6-15 e 6-16.

Texto Anterior: Itaparica renova e aumenta aeroporto
Próximo Texto: Moradores 'viajam' com discos voadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.