São Paulo, terça-feira, 2 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Jogo triplo; Discordância sutil; Miopia federal; Voz do Planalto; Páscoa governista; Reincidência; Embaraço tucano; Fumaça verde; Falta de opção; Retrato falado; Limpando a área; Mesa farta; Guerra quercista; Outra prioridade; Em busca do ouro; Paris treme

Jogo triplo
A negociação para fazer de Luiz Carlos Santos presidente da Câmara inclui a ida de Luís Eduardo Magalhães para um futuro ministério da articulação política. Inocêncio iria para a liderança do governo na Câmara.

Discordância sutil
Covas diz que, em tese, apóia a reeleição. Acha, porém, que discuti-la já, como quer o Planalto, detonará a sucessão antes do prazo. "Qualquer verba que se liberar e viagem que se fizer, a imprensa dirá que é campanha."

Miopia federal
Paulo Paiva (Trabalho) acompanhou FHC na recente viagem ao Nordeste. Mineiro, Paiva quis saber, na portaria de um hotel em Natal (RN), onde ficava a praia. O hotel era à beira-mar.

Voz do Planalto
Os líderes Michel Temer (PMDB) e José Aníbal (PSDB) se reúnem hoje com o porta-voz Sérgio Amaral. Definirão como será a campanha na TV para esclarecer as reformas administrativa e da Previdência.

Páscoa governista
Michel Temer diz que será "didática" a propaganda sobre as reformas. Ele e José Aníbal têm insistido junto ao Planalto para que se faça a campanha na TV, prevista para começar a ser veiculada até o fim da semana.

Reincidência
FHC acha que Sérgio Motta anda se excedendo no vocabulário. Primeiro, foi a "masturbação sociológica". Agora, o "saco preto". Não pretende repreender o ministro, mas acha que ele deve ser mais comedido.

Embaraço tucano
Por mais que disfarçasse, era grande o mal-estar de FHC no Nordeste com o caso do saco preto. "Não vi", respondeu secamente. Seus assessores estavam todos constrangidos.

Fumaça verde
A Fiesp e o ministro Gustavo Krause (Meio Ambiente) acertaram uma parceria ecológica em almoço ontem. Discutirão projetos antipoluição nas empresas.

Falta de opção
FHC voltou a falar no ministro Sérgio Motta como candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo. Motivo: está convencido de que não há santo capaz de fazer Serra concorrer. O problema é que Serjão também não quer.

Retrato falado
Para Covas, só um tucano com perfil brigador pode enfrentar Erundina e Rossi na eleição paulistana. Avalia que os dois tendem a polarizar a disputa para inviabilizar outros candidatos. Por isso, prefere Serjão a Serra.

Limpando a área
Mesmo sabendo que Serra e Serjão não querem disputar a prefeitura paulistana, Covas conversará com os dois na Páscoa. Estabeleceu o dia 15 como prazo para saber, pelo menos, quem está fora da disputa.

Mesa farta
A prévia do PMDB para a escolha do candidato a prefeito de São Paulo engordou a Páscoa de muita gente. Há fortes suspeitas de que adesões de última hora foram feitas a peso de ouro. O preço sobe no segundo turno.

Guerra quercista
Auxiliares de Aristodemo Pinotti apostavam ontem em um apoio a Alberto Goldman no segundo turno da prévia do PMDB paulistano. Há muitas sequelas da disputa entre os quercistas Pinotti e Leiva no primeiro turno.

Outra prioridade
Oded Grajew, da Fundação Abrinq, recusou convite de Lula e Erundina para ser o vice na chapa do PT à prefeitura paulistana. Diz que se sentiu "honrado", mas que prefere continuar o combate ao trabalho infantil.

Em busca do ouro
Há uma corrida de grupos empresariais em busca de terras próximas a canais para perenizar rios do Nordeste. O projeto de transposição de águas do São Francisco aumentará a procura. O sertão vai continuar com sede.

Paris treme
Átila Lins (PFL-AM), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, entrega hoje ofício ao embaixador Philippe Lecourtier pedindo que a França acabe com a exigência de vistos para brasileiros.

TIROTEIO
Do deputado federal Delfim Netto (PPB-SP), sobre a estabilidade econômica e a atuação do presidente da República:
- O Plano Real não vai acabar. FHC é incompetente para desmontá-lo.

Próximo Texto: O desconhecido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.