São Paulo, terça-feira, 2 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relatório aponta falhas no IDR

FÁBIO GUIBU; PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Relatório elaborado por técnicos da Secretaria da Saúde de Pernambuco, a ser divulgado hoje em Recife, aponta falhas na estrutura do IDR de Caruaru.
O documento, segundo apurou a Agência Folha, revela que as condições físicas e funcionais da clínica eram precárias e que não havia controle da água utilizada no processo de filtragem do sangue.
As instalações do instituto -que está interditado- e os equipamentos que utilizava eram ultrapassados, na opinião dos técnicos.
O relatório, porém, não é conclusivo. Não avalia a possibilidade de a intoxicação dos pacientes do IDR ter ocorrido em consequência desses problemas nem indica o que a teria provocado.
Os técnicos também não sugerem eventuais punições.
A ausência dos exames de qualidade da água, que são obrigatórios, pode acarretar a cassação definitiva do alvará de funcionamento da clínica, segundo a secretaria.
Minas Gerais
A Secretaria da Saúde de Minas Gerais está investigando a acusação de que um doente renal teria morrido recentemente no Estado devido à má conservação de uma máquina de hemodiálise.
Técnicos da Vigilância Sanitária do Estado e do Ministério da Saúde iniciaram ontem, por Belo Horizonte, a fiscalização dos 74 serviços de hemodiálise espalhados pelo Estado.
(FÁBIO GUIBU)

Colaborou PAULO PEIXOTO, da Agência Folha, em Belo Horizonte

Texto Anterior: Hemodiálise faz 31ª vítima em Caruaru
Próximo Texto: Rei do cordel faz versos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.