São Paulo, terça-feira, 2 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria dobra demissões

DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria paulista demitiu, na terceira semana de março, quase o dobro dos trabalhadores dispensados na semana anterior, segundo a Fiesp.
O nível de emprego teve uma queda de 0,19%, com fechamento de 3.881 vagas. Na segunda semana, haviam sido cortados 1.918 empregos.
Horácio Lafer Piva, diretor do Departamento de Pesquisas da Fiesp, disse que isso reflete o desânimo dos empresários com os obstáculos políticos às reformas estruturais.
Para ele, a insistência, meramente política, para a CPI dos Bancos e a tímida reforma da Previdência deixaram os industriais mais cautelosos quanto a novos investimentos.
Os industriais não vêem fator algum a curto prazo que indique uma reversão da atual tendência de queda do nível de emprego industrial, disse.
O total de demissões até a terceira semana de março ficou em 10,9 mil -queda de 0,52% no nível de emprego. No ano, 64.643 postos de trabalho foram cortados (-3,01%).
A taxa acumulada nos últimos 12 meses caiu 11,52%, com o fechamento de 272.662 vagas.
As demissões superaram as contratações em 14 de 46 setores. Nove contrataram mais e 23 ficaram estáveis.
Entre os setores com maior queda do nível de emprego na terceira semana estão malharia e meias (-1,02%), fundição (-0,74%) e fiação e tecelagem (-0,58%). O emprego cresceu mais nos segmentos de relojoaria (1,19%), curtimento de couros e peles (0,55%) e vidros e cristais planos e ocos (0,34%).

Texto Anterior: Desemprego atinge recorde no Real
Próximo Texto: Indicador concreto; Amortecendo o impacto; Razões alegadas; Parceria distante; Iniciativa privada; Receita asiática; Unicidade sindical; Rocha rachada; Nova criação; Passeio da garrafa; Saúde reforçada; Papel e celulose; Livre mercado; Direção local; Troca de comando; Outra pista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.