São Paulo, terça-feira, 2 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Célula alterada pode ajudar soropositivos

DA REPORTAGEM LOCAL

A modificação genética de células pode prolongar a sobrevivência de pacientes infectados com o vírus HIV, diz estudo publicado no "Proceedings" da Academia Americana de Ciências.
Cientistas dos EUA modificaram geneticamente um tipo de célula do sistema de defesa -CD4 (alvo do HIV)- de três pacientes com o vírus. É a primeira demonstração dos benefícios do tratamento em humanos.
As células passaram a produzir uma proteína que, acredita-se, inibe a reprodução do HIV. Depois, as células modificadas foram injetadas nos próprios pacientes.
Segundo o estudo, essas células, que são destruídas pelo HIV, sobreviveram quatro a cinco vezes mais do que normalmente em pacientes soropositivos.
Segundo os cientistas do Instituto Médico Howard Hughes, as células também ficaram mais resistentes ao vírus HIV em laboratório. O tratamento poderá ajudar a manter o sistema de defesa por mais tempo, sugeriram.

Texto Anterior: Ao vivo; Os contra; Até aqui; Boca-livre; Alô, alô; "Imisturáveis"
Próximo Texto: Russos atacam no 1º dia de cessar-fogo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.