São Paulo, quinta-feira, 4 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hitler deu ordem de chacina, diz Priebke

Itália decide se julga nazista

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ex-capitão nazista acusado de organizar um massacre de italianos durante a Segunda Guerra Mundial disse ontem que o crime foi ordenado por Adolf Hitler.
"Sou inocente", disse Erich Priebke, 82, em um tribunal militar de Roma, que deve anunciar hoje se o nazista será julgado por participação no crime de guerra.
O ex-capitão nazista não nega ter participado do assassinato de 335 pessoas nas Fossas Ardeatinas, em 1944, nem ter feito a lista com os nomes das pessoas que seriam mortas.
"Se não obedecesse (as ordens superiores), seria morto", disse. Priebke disse que a matança foi uma "vingança legítima" contra um ataque à bomba promovido por italianos que matou 32 soldados alemães.
"Desculpem pelo ocorrido. Vivi todos estes anos com um peso no coração, mas foi uma represália legítima", disse Priebke.
O ex-capitão nazista falou pela primeira vez ao tribunal desde sua extradição em novembro passado. Ele vivia na cidade de Bariloche, na Argentina.

Texto Anterior: Cisjordânia abriga Conselho Palestino
Próximo Texto: Cai avião com secretário dos EUA a bordo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.