São Paulo, quinta-feira, 4 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU encontra ossos humanos perto de Srebrenica

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Integrantes do tribunal da ONU que investiga crimes de guerra na ex-Iugoslávia disseram ontem ter encontrado ossos humanos em local suspeito de abrigar uma vala comum de muçulmanos, vítimas de massacre praticado por sérvios.
O achado ocorreu no vilarejo de Oraovac, próximo à Srebrenica, na primeira diligência realizada pelo tribunal de Haia na Bósnia.
Segundo a Cruz Vermelha, cerca de 3.000 muçulmanos da Bósnia teriam sido mortos após a tomada de Srebrenica e poderiam estar enterrados no local. A região, que era protegida pela ONU, foi tomada pelos sérvios em julho de 1995.
Segundo estimativa feita pela Comissão de Direitos Humanos da ONU, a maioria dos cerca de 30 mil desaparecidos na ex-Iugoslávia estão provavelmente mortos.
Mais de 300 fossas comuns foram identificadas na Bósnia e outras 50 na Croácia, disse o investigador austríaco Manfred Nowak, que falou à comissão em Genebra.
O general bósnio-croata Tihomir Blaskic, que se entregou na segunda-feira ao tribunal de Haia (Holanda), declarou-se inocente da acusação de ter ordenado matanças de muçulmanos em 92 e 93.

Texto Anterior: Cai avião com secretário dos EUA a bordo
Próximo Texto: Cisjordânia abriga Conselho Palestino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.