São Paulo, sexta-feira, 5 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jatene critica o PAS e anuncia programa do seu ministério

DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Saúde, Adib Jatene, criticou ontem o PAS-Plano de Atendimento à Saude-, que está sendo implementado pela prefeitura em São Paulo.
"O plano está completamente fora do esquema do ministério. Não é o que eu faria", afirmou.
Jatene ressaltou que a prefeitura tem autonomia para fazer o plano. "Não tenho como impedir o prefeito, só posso torcer para que dê certo."
As declarações foram feitas num encontro de ONGs ligadas à Aids, onde Jatene anunciou a implantação do programa Agente Comunitário na cidade.
A experiência-piloto do programa, que em São Paulo deve se chamar Qualis (Qualidade Integrada de Saúde), começa dia 15 na zona leste, onde o PAS já está funcionando.
Ao final de sua implantação, deve haver 108 agentes comunitários e cerca de 27 médicos, que trabalharão para orientar e prevenir doenças na comunidade. O hospital de referência será o Santa Marcelina.
Segundo o ministro, há cerca de 40 mil agentes comunitários no país, concentrados principalmente no Nordeste. Se o piloto der certo, São Paulo será o primeiro grande centro urbano a receber o plano.
Disque-Denúncia
O ministro aproveitou o evento para também anunciar a criação de um telefone gratuito para receber denúncias de violações de direitos dos doentes de Aids. A linha deve começar a funcionar em abril, mas o número ainda não está definido.

Texto Anterior: Empresa susta venda de teste sob suspeita
Próximo Texto: Estradas registram movimento intenso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.