São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hotelaria amplia o mercado de trabalho

LUCIANA BENATTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A expansão do turismo no país vem ampliando o mercado de trabalho na área de hotelaria.
Em contrapartida, com a crescente profissionalização do setor, aumentam as exigências em relação a esses profissionais.
"A procura é por mão-de-obra especializada", explica Ana Lúzia Magalhães Carneiro, coordenadora do curso superior de tecnologia em hotelaria do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em São Paulo.
Até em hospitais
Atualmente não são apenas hotéis de grande porte que requisitam tecnólogos em hotelaria.
Restaurantes, redes de fast food, pousadas e até hospitais formam o amplo mercado que se utiliza dos conhecimentos operacionais e administrativos do profissional.
"Hoje as empresas exigem profissionais com um bom nível de aprendizado e experiência", afirma Maurício Destefani Filho, coordenador do curso do Senac em Águas de São Pedro (SP).
Segundo ele, o curso é bastante procurado por profissionais que já possuem um curso superior e desejam mudar de área ou estão em busca de aperfeiçoamento.
Para Daniele Gross, responsável pelos estágios da Faculdade Renascença (SP), a hotelaria é uma área nova no Brasil e tem grande mercado de trabalho.
"As regiões Norte e Nordeste têm muita dificuldade para encontrar profissionais."
Na opinião de Maristela Lang Simões, coordenadora de estágios da Escola Superior de Hotelaria e Turismo da Universidade de Caxias do Sul (RS), "o mercado é exigente e está à procura de futuros treinadores e administradores".
"Hoje quem faz hotelaria precisa ter em mente que é necessário falar inglês com fluência", afirma Antonio Carlos Rodgrs, gerente de RH (recursos humanos) do Hotel Maksoud Plaza de São Paulo.
Segundo ele, o espanhol também está se tornando um idioma muito requisitado para os profissionais da área, em função do Mercosul (Mercado Comum do Sul).
Multidisciplinar
Para que o aluno termine o curso em condições de gerenciar o todo -que pode ser desde um hotel até um hospital- os cursos de hotelaria oferecem disciplinas operacionais e administrativas.
Na área operacional, os alunos entram em contato com a teoria e a prática de diversos setores de um hotel -como recepção, restaurante, alimentos e bebidas.
Na área administrativa, a ênfase é para contabilidade e planejamento. Além das aulas teóricas e práticas, o estágio é obrigatório.

Texto Anterior: Estágio foi o caminho de executivo do Caesar Park
Próximo Texto: Profissional administra a copiadora do irmão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.