São Paulo, domingo, 7 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa quer plano 'Robin Hood' para o futebol

HUMBERTO SACCOMANDI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Europa prepara uma estratégia Robin Hood para enfrentar a nova ordem do futebol no continente.
A Uefa (união européia de futebol) planeja criar um fundo com dinheiro dos clubes mais ricos para beneficiar as agremiações mais pobres do continente.
"As equipes menores fazem um trabalho importante nas categorias de base. Antes, esse trabalho rendia quando os jogadores eram negociados. Agora, com as novas normas, precisamos proteger esses clubes", afirmou à Folha o presidente da Uefa, o sueco Lennart Johansson.
As novas normas às quais ele se refere dizem respeito ao chamado "caso Bosman".
Por decisão da Corte Européia de Justiça, os clubes europeus não podem mais cobrar pela transferência de jogadores ao final de seus contratos. Isto é, não podem mais "vender" os atletas.
Esse negócio era a fonte de renda de muitos clubes pequenos. Sem bons patrocinadores e grandes torcidas, eles se dedicavam à descoberta de bons jogadores.
"É um patrimônio importante do futebol que precisamos preservar", afirmou Johansson.
Ele teme que, sem a ajuda da Uefa, esses clubes fechem as portas. "Isso teria um impacto muito negativo nas comunidades", disse.
A idéia inicial é retirar uma parte da arrecadação de partidas dos clubes grandes para financiar o fundo. O funcionamento do esquema está sendo estudado por uma comissão da Uefa.
Johansson não espera ajuda financeira da União Européia.

Texto Anterior: Em Catanduva
Próximo Texto: França permite até 5 não-comunitários por clube
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.