São Paulo, segunda-feira, 8 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incra não cumpre meta de assentamento

HELCIO ZOLINI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A meta do governo Fernando Henrique Cardoso de assentar 60 mil famílias de colonos neste ano pode estar comprometida, segundo avaliação de técnicos do setor.
A Folha apurou que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) quase paralisou suas atividades no início deste ano.
Sem orçamento aprovado, os técnicos do órgão não puderam realizar atividades básicas, como vistoriar áreas para a reforma agrária. Com isso, a meta de assentar cerca de 14 mil famílias no primeiro trimestre não foi cumprida.
Esses assentamentos faziam parte do cronograma para assentar as 60 mil famílias neste ano, conforme programa de governo de FHC.
Estoque Outro complicador é o estoque de terras nas mãos do Incra.
Segundo a Folha apurou, o atual estoque não passa de 1 milhão de hectares. Para assentar 60 mil famílias, seriam necessários cerca de 2,5 milhões de hectares.
Para este ano, seria praticamente impossível obter essa área por meio do mecanismo tradicional da desapropriação. Esse processo demora em média um ano.
Restaria ao Incra queimar etapas, assentando em projetos já existentes ou comprando terras.
O Incra ganharia tempo, mas teria seus custos aumentados. Isso quando seu orçamento repete o de 95 (cerca de R$ 1,5 bilhão).
O presidente do Incra, Raul do Valle, atribuiu o descumprimento da meta à falta de orçamento. Ele acredita que a situação se normalizará neste mês.
Marcha
Os 400 participantes da marcha Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra entre Campinas e São Paulo paralisaram caminhada ontem para evitar chegar a São Paulo antes do previsto, amanhã.
Eles passariam a noite em Jordanésia (39 km a noroeste de SP).

Colaborou a Folha Sudeste

Texto Anterior: Recursos devem atingir 50 reservas
Próximo Texto: Os sete emergentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.