São Paulo, segunda-feira, 8 de abril de 1996
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Lucrando com a Internet

MARCELO CHERTO

Embora criada em 1969, a Internet só se tornou conhecida de poucos anos para cá. Hoje, são mais de 50 milhões de usuários. E há quem diga que esse número duplica a cada 60 dias, mais ou menos.
Contudo, muitos empresários e executivos não sabem direito o que é esse bicho.
E muito menos como podem usar a Internet para tornar suas empresas mais eficazes e mais rentáveis.
Principalmente no caso de franqueadores que, por natureza, coordenam redes de negócios instalados em diferentes pontos do país. E até do mundo.
Mesmo nos Estados Unidos, onde o franchising no geral já se encontra num estágio mais adiantado e os franqueadores estão habituados a investir e lidar com o que de mais avançado existe em tecnologia, a situação não é muito diferente. Mas já há empresas fazendo bom uso da Internet. E lucrando com isso.
O uso mais comum é o da World Wide Web, o segmento gráfico da Internet, que alguns franqueadores utilizam para veicular "home pages" (algo como um anúncio eletrônico) com informações sobre suas operações de franchising, para recrutar potenciais franqueados. Porém, já existe quem use a Internet para agilizar sua operação e melhorar a comunicação com os franqueados.
Por exemplo, enviando pela Internet as atualizações de manuais para toda a sua rede.
Pense o leitor numa empresa que tenha 200 franquias espalhadas por diversos estados e que precise atualizar uma média de 50 páginas de seus manuais a cada mês. Ela não precisa mais tirar 10.000 cópias e enviá-las para 200 endereços.
Tudo o que precisa fazer é mandar uma única mensagem por e-mail (correio eletrônico), endereçando-a a todos os seus franqueados e pronto.
Em no máximo um minuto, cada um deles terá, em sua caixa postal eletrônica, as tais 50 páginas, podendo, então, imprimi-las, copiá-las, ou usá-las como bem entender (desde que não descumpra o que estipula o contrato de franquia). Não é o máximo?
Para nem tocar mais no tema da agilidade, imagine só o leitor a economia em cópias e postagem que esse franqueador faz.

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