São Paulo, segunda-feira, 8 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Beijos nos seios não fazem produzir leite

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Eu quero saber a partir de que idade a mulher pode ter leite para amamentar e quais as condições para isso. Li uma reportagem sobre mulheres que adotaram um bebê novinho, deram o seio para ele sugar e apareceu leite! Como meu namorado adora sugar meus seios, fiquei apavorada. Isso pode acontecer comigo?"

Resposta
Vixe! Já pensou se todas as gatinhas que tivessem namorados, paradões em beijar seios, de repente começassem a verter leite pelas mamas? Seria um tal de a gente ver as gatinhas com a roupa molhada no lugar certo que só!
Bem, essa não é bem a minha praia, pois sou psicóloga. Mas fui pedir as informações ao médico Marco Lenci, ginecologista, que sabe bem como tratar essas dúvidas. Vamos lá.
Primeiro: para uma mulher amamentar, ela precisa ter passado pelo processo de gestação e, depois de o beber nascer, dar o peito para ele com regularidade.
Mas, principalmente, a mulher precisa querer amamentar. Se ela não quiser, e, infelizmente, isso acontece, pode acontecer de o "leite secar", como dizem muitas.
Segundo, mulheres que não tiveram filhos recentemente mas ingerem alguns medicamentos, como por exemplo antidepressivos, podem ter produção de leite. E não é que está assim de jovens tomando esse tipo de medicamentos? Maus isso, não?
Tem mais: as que costumam tomar pilequinhos frequentes, o que já não é legal, e depois segurar a ressaca na base do remédio Plasil, correm o mesmo risco.
O funcionamento inadequado da hipófise, por sua vez, também pode causar produção de leite, além de irregularidades nos ciclos menstruais, que se tornam mais longos. Se isso ocorrer, já sabe: visita ao ginecologista, rapidinho.
Finalmente, a presença de displasia mamária pode provocar a saída de pequena quantidade de líquido das mamas, que pode ser confundido com leite, mas não é. Mas beijos nos seios, isso não produz leite, não, pode ficar tranquila. Produz o maior tesão, isso sim, e, importante: é uma prática sexual segura para o contágio da Aids. Superlegal isso, não é?

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: É preciso superar os medos e as inibições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.