São Paulo, segunda-feira, 8 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foto de pessoas não exige muita técnica

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Durante sua viagem, você vai encontrar muita gente interessante e é agradável levar como recordação pessoas vestidas com trajes típicos de uma região ou de um país.
Não há segredos. Procure um ângulo em que possa captar a vestimenta e a fisionomia dessas pessoas. Observe sempre pelo visor e não a olho nu.
Pelo visor, você tem melhores condições de compor a foto. A olho nu, não. Pelo visor, você saberá se tira a foto no sentido vertical ou horizontal, levando em conta os elementos apresentados no enquadramento.
Em mercados ou lojas, peças de artesanato local também chamam a atenção. Você pode levá-los para casa na forma de registros.
Com o recurso da lente macro embutida nas objetivas -permite fotos a partir de 15 ou 20 cm de distância- você pode fotografar detalhes de pequenos objetos.
Automáticas
As câmeras compactas eletrônicas do tipo "faz tudo" são automáticas e regulam tudo, inclusive o foco. Você pode fotografar o que desejar sem problema.
Os equipamentos reflex exigem mais atenção, como regulagem do foco e do tipo de objetiva. Em qualquer caso, procure não usar o flash, a não ser como luz de enchimento para as sombras.
Monumentos e construções típicas de uma cidade também devem ser documentados.
Uma dica: não economize filmes. Mesmo que sua máquina tenha apenas um tipo de objetiva, fotografe todos os motivos sob vários ângulos.

Texto Anterior: Sentido da foto está no enquadramento
Próximo Texto: Objetiva pode melhorar o resultado do trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.