São Paulo, quarta-feira, 10 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Criador faz aposta no peixe brasileiro

FELIPE MIURA
ENVIADO ESPECIAL A CAMPO GRANDE

O Projeto Pacu, especializado em reprodução e venda de peixes brasileiros, que teve na exportação sua principal fonte de receita em 95, está dando prioridade agora ao mercado interno.
Somente com a venda de alevinos da pirarara (peixe originário da Amazônia), principal das oito espécies exportadas para Alemanha, Japão e EUA, a empresa, sediada em Campo Grande (MS), faturou U$ 450 mil no ano passado.
"Mas o 'boom' da piscicultura nacional leva o Projeto Pacu a voltar-se para o mercado interno", afirma o gaúcho Jaime André Brum, seu diretor.
Ele prevê crescimento este ano de 50% na produção de peixes na empresa.
"A forte demanda por espécies ornamentais e pela carne de peixe devem motivar esse crescimento", afirma ele.
O empresário aposta especialmente na piraputanga, produtora de carne, cujos alevinos foram lançados comercialmente este ano.
"A piraputanga é um peixe ideal para a produção de carne em larga escala", explica ele.
A espécie, originária do MS e MT e criada em maior quantidade no Pantanal, pesa entre um quilo e meio e dois quilos, em média.
Segundo Brum, o crescimento da piraputanga é rápido e sua capacidade de conversão de alimentos no cativeiro é boa.
Ele diz que, enquanto o frango consome dois quilos de ração para ganhar um quilo, a piraputanga pode chegar nesse peso consumindo cerca de um quilo e meio.
O Projeto Pacu se dedica há seis anos ao desenvolvimento de novas espécies, produzindo atualmente alevinos de 14 peixes.
São eles: pirarara, cachara, pintado, dourado, jurupoca, jurupensen, mandi, pacu, pacu-peva, piauçu, curimbatá e cascudo.
Nos últimos três anos, a produção de alevinos tem crescido a uma taxa anual de 50%. A previsão para este ano é que sejam produzidos 2,9 milhões de alevinos.
Além dessas espécies que já são reproduzidas, a empresa espera conseguir alevinos ainda este ano da matrinchã e da piracanjuba, espécies da mesma família da piraputanga.
Para atingir as metas, a empresa conta com a Fazenda Santa Rosa, em Terenos (MS), dotada de 33 tanques.
A área da fazenda é de 3,5 ha. Lá funcionam dois galpões de alevinos, com capacidade de 250 mil alevinos/mês.
O Projeto Pacu dispõe ainda de outras fazendas de piscicultura em Terenos e Bandeirantes (MS), Barra do Garça (MT) e em Trindade (RR). Elas são usadas para a produção de larvas e alevinos, engorda de peixes e pesquisa.
Em Cruzeiro do Sul (AC), Porto Velho (RO) e Teffé (AM), a empresa mantém centros para a captura e manutenção de matrizes de novas espécies amazônicas.

Próximo Texto: Crescimento; Fatia maior; Desconfiança; Compra exagerada; Soja argentina; São Francisco; Trigo; Mais produção; Novidades; Prorrogação; Aftosa; Comércio de animais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.