São Paulo, quarta-feira, 10 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Países selam acordo espacial

DA ENVIADA ESPECIAL; DE BUENOS AIRES

Brasil e Argentina acabaram com as rusgas no setor de tecnologia espacial com um acordo bilateral assinado ontem em Buenos Aires. Um dos principais pontos está na pretensão de ambos países construírem e lançarem um satélite comum, com fins pacíficos.
O satélite será desenvolvido a partir da cooperação técnica da AEB (Agência Espacial Brasileira) com a Comissão Nacional de Atividades Espaciais, da Argentina.
Segundo a Folha apurou, a vantagem do Brasil com este acordo está no aperfeiçoamento de técnicos argentinos e na futura venda de tecnologia espacial brasileira.
No ano passado, ambos países estavam em conflito neste tema. A Argentina, que entrou de forma não-negociada no MTCR (Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis), tentou impedir que o Brasil entrasse na instituição em condições mais favoráveis.
Acabou frustrada, em outubro de 95, quando o Brasil foi aceito como sócio da instituição.
Ambos países também firmaram ontem um acordo de cooperação na área ambiental.
O objetivo é convencer os organismos internacionais a financiar projetos que possam causar impacto ecológico.
FHC e Menem assinaram ainda outros cinco acordos bilaterais -de integração física, cooperação científica e tecnológica, formação de recursos humanos, integração educacional, interconexão energética e cooperação técnica.

Texto Anterior: 'Panos quentes não interessam'
Próximo Texto: Maluf afirma que reeleição para FHC é 'casuísmo'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.