São Paulo, quarta-feira, 10 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Obras Completas' de Freud em espanhol têm versão eletrônica

ANA RADDI UCHÔA
MIRIAM CHNAIDERMAN

ANA RADDI UCHÔA; MIRIAM CHNAIDERMAN
ESPECIAL PARA A FOLHA

CD-ROM facilita consulta e pesquisa por profissionais

Freud é leitura obrigatória para todo psicanalista. Ter as "Obras Completas" faz parte da profissão. Agora, essas obras estão no CD-ROM "Freud Total 1.0", lançado pela editora espanhola Ediciones Nueva Hélade.
Os editores afirmam ter revisado, corrigido e anotado as traduções clássicas -a primeira feita para o espanhol é de Luiz López-Ballesteros y de Torres.
Levando em consideração os leitores habituados com a tradução de J.L. Etcheverry, publicada mais recentemente na busca de maior rigor conceitual, os editores afirmam ter demarcado entre colchetes as equivalências, incluindo a referência aos termos em alemão.
Ora, basta lembrar o trabalho de Jean Laplanche, importante psicanalista francês, para saber como vem sendo discutida, de forma polêmica, a tradução de Freud.
Soa bastante leviana a apresentação do CD-ROM. Com que critérios se corrigiu e anotou a versão espanhola? Quem é o tal "editorial" que revisou as traduções clássicas?
Comparação
No cotejo com as edições existentes, encontramos notas de rodapé ausentes ou inclusão de outras tantas, mudanças que alteram o sentido de algumas frases.
Em suma, o CD não substitui as "Obras Completas" impressas. É verdade que há um glossário de 300 termos alemães e variantes de sua tradução. Mas, em nenhum momento, nos textos, a escolha do termo espanhol é justificada.
Apesar dessa deficiência básica, "Freud Total 1.0" (R$ 580) é instrumento imprescindível para aqueles que trabalham e pesquisam a obra de Freud.

Ana Raddi Uchôa é psicanalista e pesquisadora junto ao Instituto de Psicologia da USP e da Universidade Paris 7.

Miriam Chnaiderman é psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e doutora em Artes Cênicas pela ECA/USP.

Onde encontrar - Livraria Haikai: tel. (011) 872-8794

Texto Anterior: Escolha de temas é fácil
Próximo Texto: Programa inclui filmes e fotos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.