São Paulo, quarta-feira, 10 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suspeito tinha nomes de vítimas do Unabomber

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Nomes de vítimas do Unabomber foram encontrados em cadernos de anotações de Theodore Kaczynski, suspeito de ser o terrorista, mas a polícia não achou em sua casa uma lista de alvos futuros ou passados.
A polícia federal dos EUA (FBI) também diz ser possível que pelo menos quatro das vítimas do Unabomber tenham tido encontros ocasionais com Kaczynski.
Vítimas
Uma delas, Hugh Scrutton, morto em 1985, assistiu aulas no Departamento de Matemática da Universidade da Califórnia em Berkeley quando Kaczynski pertencia ao seu corpo docente.
James McConnell, ferido em 1985, era professor na Universidade de Michigan quando Kaczynski fazia cursos de pós-graduação ali.
Patrick Fisher, ferido em 1982, é filho de um professor de matemática em Michigan na mesma época.
Percy Wood, ferido em 1980, era da Comissão de Controle da Poluição na Baía de San Francisco quando Kaczynski morava lá.
O FBI negou ter encontrado uma bomba completa na casa de Kaczynski. A informação foi publicada ontem pelo jornal "The New York Times".
Kaczynski, 53, continua acusado apenas de posse ilegal de material que pode ser usado na construção de bombas. Mas o FBI acha que terá evidências suficientes para acusá-lo pelos crimes do Unabomber.
O Unabomber matou três pessoas e feriu 23 com 16 cartas-bomba enviadas a pessoas que tinham alguma ligação com o desenvolvimento de tecnologia em nove Estados dos EUA em 18 anos.
Segundo autoridades federais que o acompanham, Kaczynski tem passado seus dias na prisão em Helena, Montana (oeste dos EUA), lendo livros de história.
Ele é cordial com os guardas, conversa com facilidade sobre temas neutros, lê jornais e não mostra desconforto com a situação.
O Departamento da Justiça dos EUA ainda não decidiu onde Kaczynski será julgado. Promotores públicos de sete Estados se reuniram na segunda-feira, mas não chegaram a uma conclusão.

Texto Anterior: Tchernobil elevou câncer em até cem vezes, diz OMS
Próximo Texto: Ex-deputado admite ser corrupto e é condenado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.