São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar se posiciona contra

ALBERTO RIBEIRO
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM JUIZ DE FORA

O ex-presidente Itamar Franco, embaixador do Brasil em Portugal, e Paes de Andrade, presidente do PMDB, repudiaram ontem, em Juiz de Fora, a proposta de reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Em nota conjunta distribuída à imprensa, eles afirmam entender que "as reformas constitucionais não devem violar os princípios fundamentais do Estado republicano e federativo".
A nota evidencia ainda que é preciso haver respeito a "mandatos previamente definidos pela Constituição e a alternância dos homens e partidos no exercício do Poder Executivo".
A nota foi assinada por Itamar e Paes de Andrade após encontro entre os dois no apartamento de Itamar.
'Abuso da máquina'
Após o encontro, em entrevista, Andrade reiterou ser contrário à reeleição. "Não está na tradição republicana, pois abre espaço para o abuso da máquina governamental."
Segundo Paes de Andrade, FHC não usaria a máquina, pois é um democrata, "mas quem responderia pelos governadores de todo o país?".
Para o presidente do PMDB, o uso da máquina vicia o pronunciamento popular às urnas. Andrade diz que a emenda a ser apreciada da reeleição ficou para o próximo ano.

Texto Anterior: Presidente fala como candidato
Próximo Texto: Presidente compara Brasil e Argentina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.