São Paulo, sexta-feira, 12 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo estuda mudar parecer sobre Banespa

SÔNIA MOSSRI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo estuda uma alternativa para refazer o parecer sobre o empréstimo ao Banespa enviado à CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado.
O atual parecer, elaborado pelo Banco Central, pode inviabilizar a aprovação da operação na CAE.
O ministro Pedro Malan (Fazenda) determinou ao diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro, Alkimar Moura, que encontre uma solução para o caso.
Na última quarta, o presidente da CAE, senador Gilberto Miranda (PMDB-AM), reuniu-se com Malan. Miranda disse que o empréstimo, pelo parecer, não se enquadra nas normas do próprio Senado para concessão de financiamentos.
Pelo parecer, o Tesouro paulista não teria condições de garantir o pagamento de empréstimo de R$ 7,5 bilhões em títulos federais.
As lideranças do PSDB no Congresso já procuraram o Palácio do Planalto e a assessoria de Malan para tentar uma saída para o caso.
A cúpula tucana teme que o parecer se transforme em mais um ponto de atrito entre o governador Mário Covas e o presidente Fernando Henrique Cardoso.
Miranda disse a Malan que um dos pontos mais polêmicos do parecer é o que aponta o governo de São Paulo sem débitos atrasados com o sistema financeiro nacional.
Em seguida, o parecer tem outra informação contraditória: São Paulo ainda tem débitos "vencidos e não pagos". Ou seja, está inadimplente. "Parece que o próprio governo FHC não quer que o empréstimo ao governo de São Paulo saia", disse Miranda.

Texto Anterior: Acordo faz ACM elogiar Malan
Próximo Texto: Malan faz defesa das condições do acordo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.