São Paulo, sexta-feira, 12 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senadores criticam composição de Conselho de Comunicação

Sarney escolhe nomes sem consulta a parlamentares

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Líderes do Senado criticaram anteontem os critérios usados pelo presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), para escolha dos representantes da "sociedade civil" no Conselho de Comunicação Social.
O órgão terá a função de elaborar recomendações sobre temas ligados à comunicação e opinar sobre as decisões do governo na área de TV a cabo. O conselho está previsto na Constituição, mas não foi instalado pelo Senado. A lei que o regulamenta foi aprovada em 1991.
Entre os nomes indicados por Sarney como representantes da sociedade civil estão Fernando César Mesquita, seu assessor, o ex-deputado Guilherme Afifi Domingos e os jornalistas Elio Gaspari e Evandro Carlos de Andrade, que recusaram a indicação.
Andrade é diretor de jornalismo da Rede Globo de televisão.
Nesta semana, Sarney enviou aos líderes relação de 13 nomes para a composição do conselho.
Constrangimento
Anteontem, no plenário do Senado, os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Epitácio Cafeteira (MA), líder do PPB, criticaram as indicações de Sarney. Simon disse que Sarney, ao propor uma chapa pronta, criou "constrangimento" para os líderes.
O líder do PT, senador José Eduardo Dutra (SE), também criticou as indicações. O partido, segundo ele, quer que sejam indicados nomes da chamada sociedade civil organizada.

Texto Anterior: "Fiquei apertado, mas sou contra"
Próximo Texto: Parlamentares cobram de FHC conta do fisiologismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.