São Paulo, sexta-feira, 12 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homens são salvos após 4 dias na selva

MYRIAN VIOLETA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O piloto Vanderley Gomes de Souza, 42, e o garimpeiro Eliandro Silva de Souza, 33, sobreviveram depois de caminhar durante quatro dias no meio da selva amazônica em busca de socorro.
Eles foram resgatados anteontem e levados de avião para Manaus (AM). No último sábado, o avião monomotor Cessna 182, prefixo PT-CSB, em que viajavam, decolou do garimpo de Patrocínio com destino ao garimpo de Creporezinho, mas caiu na região de Jacareacanga (PA), no sul do Pará. O dono do avião, Pedro Gomes de Freitas, um dos três tripulantes, morreu.
Segundo Isabela Maria de Souza Beltrão, 20, sobrinha do piloto, a queda foi provocada por uma pane no avião por volta das 18h.
A aeronave caiu sobre uma castanheira, árvore típica da região, com mais de 30 metros de altura. Na queda, uma das portas do avião se abriu e Freitas acabou caindo.
Segundo Beltrão, seu tio contou à família que permaneceu no avião junto com o garimpeiro porque não conseguiriam descer à noite.
"Durante a madrugada, eles ouviram gritos. Era o Pedro, que dizia não aguentar mais e que morreria logo", disse Beltrão.
Ao amanhecer, os dois desceram e encontraram Freitas morto. Começaram então a caminhar e, na tarde de anteontem, chegaram a um garimpo, a 140 km de Jacareacanga (PA). De lá, avisaram por rádio a equipe do Esquadrão Pelicano, grupo de salvamento da Aeronáutica responsável pela busca.
"Eles não comeram nem beberam nada durante os quatro dias. Meu tio contou que ouvia o barulho dos helicópteros e aviões, mas a mata era tão densa que não podia vê-los", afirmou Beltrão.
Segundo o sargento Paulo Henrique Cruz, 28, do esquadrão, as equipes de resgate estavam até ontem na região tentando achar o corpo de Pedro Gomes de Freitas e o avião, que caiu da árvore.
Ontem de manhã, o piloto Souza sofreu uma cirurgia na perna e nos olhos. Ele permanece no pronto-socorro municipal 28 de Agosto em Manaus (AM), para onde foi levado. O garimpeiro, que, segundo a equipe de resgate, não teve ferimentos graves, estava ajudando na localização da aeronave.

Texto Anterior: Baita sonzão Ricardo Freire, da recém-nascida; Obra de autor; Pode?
Próximo Texto: Quatro prefeitos são afastados nos últimos 20 dias em Sergipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.