São Paulo, sexta-feira, 12 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Murdoch obtém vitória no Congresso

IGOR GIELOW
DE LONDRES

O empresário Rupert Murdoch conseguiu uma importante vitória no Parlamento britânico.
O governo emendou a lei que trata de telecomunicações e permitiu que grupos jornalísticos possam ter mais de 20% das ações de empresas do mercado de TV paga por satélite.
Murdoch, sócio de Roberto Marinho no Brasil para exploração de TV paga por miniparabólicas, é um dos maiores magnatas de telecomunicações do mundo.
Seu grupo, o News Corporation, domina os jornais "The Times", "The Sunday Times", "The Sun" e "News of the World" e a rede de TV paga British Sky Broadcasting. Cerca de 40% dos jornais vendidos no Reino Unido são do grupo.
Almoço
O anúncio da abertura de mercado, antiga vindícia de Murdoch, ocorre duas semanas depois de um almoço entre o magnata e o premiê adjunto, Michael Heseltine.
Depois do almoço, Heseltine começou a "propagandear" um novo sistema educacional baseado em miniparabólicas que captam imagem de satélite digital -justamente o ramo que Murdoch quer dominar no país- em todas as escolas do Reino Unido.
Hoje, a Sky TV funciona a partir do satélite Astra, com base em Luxemburgo e só pode oferecer seis canais para seus assinantes. Com a mudança na lei, a Sky eventualmente pode lançar até 200 canais diferentes de TV.

Texto Anterior: Inflação no atacado vai a 0,5% nos EUA
Próximo Texto: Santander passa a líder no Chile
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.