São Paulo, sexta-feira, 12 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pantanal tem paca, tatu, gavião

VANESSA DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Paca tem paca, tatu, gavião
Paca, tatu, tem, cutia, não. Há também veado, tamanduá, onça e gavião. Mais de 80 espécies de mamíferos e 650 tipos de aves vivem ou passam parte da vida no Pantanal. A região não é só brasileira, mas também boliviana e paraguaia. O Pantanal brasileiro fica nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Alguns cientistas dizem que o Pantanal é um dos maiores refúgios (lugar de proteção) de aves da Terra. Elas encontram abrigo, alimento e segurança para namorar e ter filhotes, como o colhereiro de bico em forma de colher. Ele viaja milhares de quilômetros todos os anos desde os EUA.
É nessa região que vive a maior arara do mundo, a arara-azul gigante.
Ali também vivem milhares de caiman crocodilus yacare, os jacarés brasileiros (não crocodilos, como os que aparecem em filmes de safáris).
Eles são os principais comedores de piranhas. Chegaram a ficar ameaçados de extinção em algumas regiões do Pantanal, porque eram muito caçados, para serem transformados em bolsas e sapatos.

Texto Anterior: Coruja pequena já come ratos brancos
Próximo Texto: Região fica alagada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.