São Paulo, sexta-feira, 12 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça a guerrilha Hizbollah

DO BANCO DE DADOS

O Hizbollah (Partido de Deus) é um grupo armado radical formado por libaneses xiitas que querem expulsar Israel do sul do Líbano.
A principal fonte de financiamento e suprimento de armas é o Irã. Calcula-se que o grupo tenha entre 2.000 e 5.000 guerrilheiros armados e pagos pelo país.
Inspirado no modelo de Estado islâmico iraniano, o Hizbollah é contra a existência de Israel e a influência ocidental no Líbano.
A organização foi formada em 1982 por muçulmanos xiitas, recrutados por soldados da Guarda Revolucionária do Irã. Eles foram enviados ao Líbano para combater a ocupação israelense.
Integrantes da organização estão infiltrados em pequenas cidades e vilarejos do sul do Líbano e ao norte da zona controlada pela ONU.
Mais ao norte, no vale do Bekaa, existem bases operacionais, que providenciam os armamentos, na maior partes vindos do Irã via Síria, para os guerrilheiros próximos da zona de ocupação israelense.
A maior parte das lideranças do Hizbollah vive nos subúrbios ao sul da capital libanesa, Beirute, locais atacados ontem pelos helicópteros israelenses.
Contrários à negociação de paz árabe-israelense promovida pelos Estados Unidos, integrantes do grupo comemoraram o assassinato do premiê Yitzhak Rabin, em novembro do ano passado.
"Estaríamos mais felizes se tivéssemos podido matá-lo nós mesmos", afirmou Hassan Nasrala, um dos líderes do Hizbollah.

Texto Anterior: Moradores entram em pânico, e cidade se fecha
Próximo Texto: Ataque ameaça a paz, diz Síria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.