São Paulo, sexta-feira, 12 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Identificado gene que faz envelhecer

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cientistas americanos descobriram e descreveram no número de hoje da revista "Science" o primeiro gene com forte influência no processo de envelhecimento.
A hipótese de implicação do gene no envelhecimento surgiu a partir do estudo de uma alteração no gene WRN, responsável por uma forma rara de envelhecimento precoce, a síndrome de Werner (WS).
A WS ataca pessoas de cerca de 30 anos, que perdem os cabelos e sofrem de arteriosclerose, entre outras doenças relacionadas à velhice. Os doentes morrem por volta dos 40 anos.
Segundo o estudo da equipe liderada pelo pesquisador Gerard Schellenberg, a síndrome de Werner é uma espécie de modelo do processo de envelhecimento, do qual o WRN seria um dos genes responsáveis.
"A identificação do gene fornece evidências de que pelo menos alguns fatores do envelhecimento normal e da suscetibilidade de idosos a doenças estão relacionados metabolismo do DNA" , diz o estudo. O DNA é a substância que contém as "instruções" para a construção e funcionamento dos seres vivos.
Schellenberg disse que o objetivo de seu estudo é "entender o envelhecimento para fazer com que as pessoas idosas tenham melhor qualidade de vida".
Cérebro
Homens idosos perdem a memória, o senso de humor e a agilidade mental por causa do encolhimento de seus cérebros, segundo o neuropsicólogo Ruben Gur, da Universidade da Pensilvânia.
Provavelmente, apenas os cérebros masculinos encolheriam. O processo pode começar por volta dos 20 anos.
"Na maior parte do tempo os homens utilizam apenas certa parte do cérebro, e é esta que provavelmente encolhe", diz Gur.
O pesquisador diz que a degradação pode ser evitada através de exercícios. "Devemos usar nossos cérebros de modo diferente do rotineiro", explica o neuropsicólogo.

Texto Anterior: Fogo deixa 16 mortos em aeroporto da Alemanha
Próximo Texto: Governo vence a eleição sul-coreana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.