São Paulo, sábado, 13 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dicas para reduzir o consumo

- Mantenha motor e embreagem regulados, troque filtros de ar sujos e velas gastas. Alinhe as rodas e calibre os pneus periodicamente.

- Evite ruas e avenidas com congestionamentos, buscando caminhos alternativos e saindo em horários com menor trânsito de veículos.

- Use marchas adequadas. As mais fortes nas subidas e esquinas ou quando necessário. Evite freadas bruscas e acelerações fortes.

- Saiba que todo excesso exige maior esforço do motor do seu carro para vencer a resistência do ar, aumentando o consumo de combustível.

- Evite bagageiros, grades, pneus especiais (maiores), número de passageiros superior ao permitido e excesso de peso no porta-malas.

- Troque óleo e filtros só quando necessário. Saiba que nem sempre cor escura e espuma significam que o óleo precisa ser trocado.

- Não use aditivos na gasolina, no álcool, no óleo diesel ou no carter. É uma despesa considerada desnecessária pelos especialistas.

- Sempre que possível, abasteça quando a temperatura está mais baixa, pois neste caso o combustível está mais condensado (você põe mais combustível com o mesmo dinheiro).

- Use a pressão correta nos pneus. Ela é indicada no manual do proprietário ou na parte interna da porta do motorista.

Texto Anterior: Petrobrás é acusada por produtor
Próximo Texto: ICMS ainda não derruba preço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.