São Paulo, sábado, 13 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Conheça o Volpi que existe para além das bandeirinhas

ELVIS CESAR BONASSA
DA REPORTAGEM LOCAL

Alfredo Volpi (1896-1988), o pintor italiano que veio morar em São Paulo há 98 anos, é responsável por uma obra tão importante quanto polêmica. A importância é estética. A polêmica, por assim dizer, financeira.
No último leilão de quadros de Volpi, em 1993, transbordou a polêmica. Foi colocada em dúvida a autenticidade das obras oferecidas, principalmente as feitas após 1984, época em que o pintor já tinha dificuldades para trabalhar.
As outras, mesmo de épocas anteriores, não tinham passado por expertise, a análise que autentica a autoria da obra. Todas essas dúvidas embrulhadas em uma disputa judicial entre os herdeiros.
As exposições que se realizam agora, em homenagem aos 100 anos de nascimento de Volpi, são oportunidades para deixar as polêmicas de lado e mergulhar na importância artística.
Quem possui como referência mais direta as bandeirinhas que popularizaram Volpi poderá conhecer sua trajetória nos trabalhos figurativos e nas estilizações que se encaminham para a abstração -esta que teve, nas famosas bandeirinhas, o motivo mais usual.
O MAC (Museu de Arte Contemporânea), na USP, expõe, a partir de quarta-feira, 21 obras de Volpi que pertencem a seu acervo. A maior parte produção das décadas de 40 e 50. Elas permitem avaliar o percurso de crescente estilização e o trabalho de cores (exemplos: "Carrinho de Sorvete" e "Cadeirinha", ambas de 53, e "Fachada", de 55).
No MAM (Museu de Arte Moderna), no parque Ibirapuera, abriu na última quinta-feira a mostra "O Paisagismo e a Figura no Acervo do MAM: Homenagem a Alfredo Volpi".
Ao lado de obras figurativas do homenageado, o museu expõe pinturas de artistas que dialogam esteticamente com Volpi: Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Bruno Giorgi, entre outros.
Além da exposição, haverá na quinta-feira a exibição do documentário feito pelo crítico Olívio Tavares de Araújo sobre o pintor, seguida de palestra. No dia 25, será a vez de Sonia Salsztein expor as análises que tem desenvolvido sobre a obra de Volpi.
Para ter informações globais sobre a obra e vida de Volpi, a indicação é "Centenário de Volpi", no Centro Cultural São Paulo.

Próximo Texto: 'Novas bandeiras' vão a leilão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.