São Paulo, sábado, 13 de abril de 1996
Texto Anterior | Índice

Livro traz história da poesia infantil

Instituto Itaú faz lançamento hoje e amanhã

MÔNICA RODRIGUES COSTA
EDITORA DA FOLHINHA

A publicação "Poesia Infantil", da série "Cadernos Poesia Brasileira" será lançado hoje e amanhã no Instituto Cultural Itaú (ICI), a partir da 15h.
O lançamento será precedido de apresentação do Circo Teatro Musical Furunfufum, que tematiza a cultura popular brasileira e mescla bonecos com dramatização e músicas.
O espetáculo "Brincar com Palavras", do grupo, com Marcelo e Paula Zurawski, vai mostrar poemas do livro lançado. O roteiro é de Luís Camargo, coordenador do módulo Literatura Brasileira do ICI e autor de livros para crianças. Camargo organizou "Poesia Infantil".
O livro tem tiragem de 5.000 exemplares e é gratuito. Escolas e público comum solicitam o produto e voltam para buscá-lo após dois dias úteis.
"É a forma de o ICI verificar o interesse. Se não for assim, as pessoas retiram o livro e o abandonam", diz Magda Oliveira, 34, Relações Públicas do Instituto.
Vale a pena fazer esse percurso pouco prático. "Poesia Infantil" faz um panorama breve, mas rico, da história da poesia para crianças.
A publicação contém informações disponíveis no Banco de Dados do ICI, que é aberto ao público e tamebém recebe escolas.
O livro é editado em formato de fichas, com projeto gráfico organizado, que permite a visualização dos itens importantes de uma pesquisa.
Assim como as outras publicações da série, "Romantismo" e "Modernismo" (de 1995), "Poesia Infantil" traz a foto do poeta, a relação de suas obras, dados biográficos e reedição de alguns poemas.
"Poesia Infantil" abrange um período de quase cem anos. O panorama histórico parte de Zalina Rolim (1869-1961).
Rolim teve os poemas editados com o patrocínio do governo do Estado de São Paulo, para distribuição em escolas públicas.
Para despertar o interesse e reforçar a memorização, os poemas de seu "Livro das Crianças", de 1897, tratavam de gravuras também publicadas no volume.
A informação é reveladora da visão pedagógica de uma época.
Com explicações como essa, seguem os trabalhos do best seller Olavo Bilac, Henriqueta Lisboa, Sidónio Muralha, Cecília Meireles e Vinicius de Moraes, cada um representando um estilo poético.
"Poesia Infantil" não é dirigido exatamente à criança. Mas, com o livro nas mãos, o professor tem material para estimular o aluno a fazer comparações estilísticas e a criar interesse pela relação da poesia com o período histórico em que aparece.

Lançamento: Poesia Infantil
Onde: Instituto Cultural Itaú, sala Azul (av. Paulista, 149, tel. 011/238-1700)
Quando: 13 e 14 de abril, às 15h
Quanto: Grátis. Retirar ingressos com meia hora de antecedência na Recepção Central do Piso Paulista

Texto Anterior: Japoneses ocupam tela da Cinemateca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.