São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "Gostaria de uma sugestão para um projeto de um sobrado que pretendo construir em um terreno pequeno."
José Raimundo Brito, 35, funcionário público - Amparo - SP.
Resposta
"As pequenas dimensões do terreno exigiram um projeto compacto e racional. O piso térreo inclui garagem, escritório, sala de estar, copa/cozinha, área de serviço e jardim nos fundos.
O pequeno recuo frontal deve ser aproveitado para a execução de um jardim junto à parede do escritório. A janela deverá ser de vidro basculante, com grade externa, sendo instalada a uma altura mínima de dois metros do chão.
A sala de estar fica separada do jardim interno por portas de vidro, garantindo luz natural para o ambiente. O espaço sob a escada pode ser aproveitado para a execução de um pequeno lavabo.
O pavimento superior abriga dois dormitórios, um banheiro e a suíte. Os banheiros devem ter uma abertura superior, com fechamento em domus de fibra de vidro translúcida, que dê condições de insolação e ventilação.
A construção deverá ser executada em alvenaria e a cobertura, em lajes pré-moldadas. O problema de umidade pode ser resolvido com a aplicação de impermeabilizantes. O trabalho deve ser feito por um profissional especializado."

Marcelo Katsuki, 28, é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Texto Anterior: O futuro será promissor
Próximo Texto: Indústria valoriza pequeno comprador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.