São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola reforma mansão art déco em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A Cultura Inglesa reformou a casa sede da rede de escolas de inglês, que fica na avenida Higienópolis (região central de São Paulo), resgatando a arquitetura modernista "art déco" (do início dos anos 30).
Segundo o arquiteto Gabriel Matravolgyi, responsável pelo projeto de reforma, a edificação (de 800 m2) estava com apenas 10% das características iniciais.
A casa da Cultura Inglesa, quando foi construída, representou o prenúncio do movimento "art déco", que virou moda na arquitetura dos anos 50, diz o arquiteto.
O estilo
As características do "art déco" são: construções formais, com uso de metal, do preto e do branco e efeitos geométricos apurados.
A casa foi comprada pela escola no final da década de 40. Desde então, passou por inúmeras reformas, que acabaram desfigurando a arquitetura original.
A reforma foi concluída no final de fevereiro deste ano. Matravolgui diz que a casa "estava sem seu valor histórico", que foi resgatado. Esse valor pode ser visto nos corrimãos, forro e pisos de mármore com desenhos "art déco".
Até a reforma, o carpete cobria o piso. Outras características arquitetônicas estavam escondidas pelas divisórias e armários.
A gerente da filial Higienópolis da escola, Marta Calejo, disse que o objetivo da reforma foi inserir o prédio nas características do bairro. "A casa estava feia e fora do padrão da Cultura Inglesa."
Com a reforma, foram criadas três novas salas de aula e um centro de multimídia com 120 m2. O valor da reforma não foi revelado.

Texto Anterior: Condomínios viram "zona de guerra"
Próximo Texto: Construção é dos anos 30
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.