São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qual a origem da gravidade?

Renato Gomes dos Reis, 20, professor, Birigui (SP)

Amaury Augusto de Almeida, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP responde:
"Antes de Isaac Newton, o termo 'gravitas', aplicado a um corpo, significava simplesmente que o mesmo tinha 'peso', o resultado de uma força de atração entre a Terra e um objeto caindo nela.
"Com o trabalho de Newton ficou clara não só a ligação entre a tendência dos corpos caírem no chão, como também o movimento da Lua em torno da Terra ou dos planetas em torno do Sol.
"Ninguém antes de Newton tinha explicitamente mostrado isso. Foi ele quem descobriu que a atração gravitacional poderia se estender infinitamente, e que até mesmo a Lua e os planetas estão sujeitos a ela. Todos os corpos, devido às respectivas massas, se atraem mutuamente. Os planetas também devem se atrair entre si. O fato de que o Sol tenha mais massa do que o maior dos planetas (Júpiter) faz, portanto, com que ele exerça o controle absoluto de todo o Sistema Solar.
"Newton mostrou ainda que que um corpo esférico, como o Sol, comporta-se como se toda a sua massa estivesse concentrada em seu centro. Ele deixou claro que a massa de um corpo permanece constante e que peso é a força que o objeto terá devido a aceleração da gravidade. "

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo-SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Dinossauro pode ter chocado ovos
Próximo Texto: As proteínas que imitam micróbios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.