São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
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Franquia para carro cresce 31%

13% estão irregulares

ALEXANDRA OZORIO DE ALMEIDA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As franquias dos setores de peças e produtos para carros cresceram 31% em 1995, segundo o Instituto Franchising. Ao mesmo tempo, o número de lojas franqueadas cresceu 65%, enquanto a média do franchising em geral, 15,5%.
Para os consultores, esse setor é uma boa opção de investimento. Segundo Marcelo Cherto, 41, presidente do instituto, "muitos franqueados nunca colocaram a mão em um motor. Eles fazem os cursos de treinamento para supervisionar os funcionários. Ser bom em vendas é o que importa."
Na opinião de Patricia Pereira Martins, 29, consultora associada da PCM Franchise, "é o setor no qual vale a pena investir.".
O interessado em uma franquia automotiva deve tomar cuidado. Cerca de 13% dos franqueadores não tem circular de oferta de franquia -que é a documentação obrigatória por lei.
Apesar de ser relativamente pequeno em franchising, o setor de peças e serviços para carros oferece várias opções de investimento.
Diversificação
A Esteticar é especializada em microrrestauração de riscos, polimento e revitalização da pintura da lataria de automóveis.
Para Carla Baio, 26, diretora, a área de restauração de riscos está em ascensão. "Poucos conhecem a técnica de restaurar sem mexer na pintura original."
A Pneuac, que entrou neste ano nas franquias, trabalha com pneus e serviços automotivos. "Vendemos a tecnologia e produtos", afirma Flávio Arnaldo Zwarg, 56, diretor superintendente da rede.
A rede norte-americana Tropic Shield tem 2.000 franqueados nos EUA e 210 no Brasil. A especialidade são produtos de limpeza, recuperação de pára-brisas e revitalização de cor de pára-choques.
A Clean-Max vende máquinas que limpam bicos injetores sem desmontar o motor. "Reduzem do o tempo da limpeza para 45 minutos, em vez de 5 horas", afirma Luci Gualda Araújo, diretora.

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