São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Contatos imediatos; Família unida; Causa própria; Pelas beiradas; Engrossando o coro; Cara de PMDB; A última do BC; Apoio no vídeo; Paz na taba; Homem certo; Pouca cautela; Do contra; Requisito legal; Terra arrasada; Baixando a bola; Mui amigos

Contatos imediatos
O Planalto tem pressa em efetivar o PPB no ministério. Diz que é para assegurar o apoio do partido às reformas. Na realidade, espera com isso atrair seus votos para a tese da reeleição-já.

Família unida
Caso Dorothéa Werneck (Indústria e Comércio) perca o cargo para o PPB, o governador Eduardo Azeredo pede compensação para Minas Gerais. Ela não é a menina dos olhos de Azeredo, mas é Minas no ministério.

Causa própria
Explicado o radicalismo de Inocêncio de Oliveira (PE), líder do PFL, contra a tese da reeleição-já. O irmão Sebastião Andrada é candidato a prefeito de Serra Talhada. Recentemente, teve até palanque com FHC.

Pelas beiradas
Serra (Planejamento) começou a mapear a eleição para as prefeituras do interior paulista. Teme sair em desvantagem, em 98, na disputa pelo governo do Estado com o vice Geraldo Alckmin, mais próximo às bases.

Engrossando o coro
Já a partir da votação da reforma administrativa, o Planalto espera contar com manifestantes a seu favor nos corredores da Câmara. Sindicatos de construção civil foram contatados para apoiar o fim da estabilidade.

Cara de PMDB
O PFL decide na quarta a intervenção no diretório do Paraná. É briga feia. Jorge Bornhausen que designar Reinhold Stephanes (Previdência) interventor. O deputado Ricardo Barros e sua turma ameaçam sair da legenda.

A última do BC
Estão bichados mais da metade dos créditos que o Econômico ofereceu em garantia aos R$ 1,9 bi que pegou no redesconto. O BC só descobriu isso agora. Oito meses depois, contra toda boa técnica bancária.

Apoio no vídeo
Ao contrário de eleições passadas, a legislação eleitoral permite que não candidatos apareçam horário gratuito da TV, na eleição de outubro. Ponto para Maluf, na opinião do secretário da Agricultura, Antônio Cabrera.

Paz na taba
Nelson Jobim (Justiça) dá sinais de que quer mesmo colocar fim aos atritos com ONGs indígenas. Oito dos 12 advogados que vão analisar cerca de 1.200 contestações de terras indígenas pertencem a essas ONGs. Os outros quatro são da Funai.

Homem certo
O Palácio do Planalto acha que São Paulo é importante demais para não ter um candidato de peso do PSDB disputando sua prefeitura. Para a cúpula tucana, Serjão preenche literalmente e politicamente esse requisito.

Pouca cautela
Comentário de um tucano paulista sobre a candidatura Sérgio Motta, já dada como certa no partido: "O Planalto está otimista demais, achando que vai ser um passeio. Não vai, não".

Do contra
Do ex-ministro Ciro Gomes, sobre a tese reeleição-já: "É uma tragédia para o país. Quem conhece a política, sabe que discutir isso agora significa adiar ainda mais a agenda de reformas".

Requisito legal
Autor da Lei dos Desaparecidos, José Gregori acha difícil que as famílias de Marighela e Lamarca se beneficiem dela. O dois não se achavam sob a guarda do Estado quando morreram.

Terra arrasada
Com as contas bloqueadas sindicatos de petroleiros deixaram de pagar os funcionários. Outros estão pendurados no comércio. Só o do Rio Grande do Norte deve R$ 180 mil na praça.

Baixando a bola
O STF deu um recado a Saulo Ramos. Mandou riscar termos que julgou injuriosos de um texto em que Saulo, defendendo Roseana Sarney e Humberto Lucena, ataca o ex-presidente da OAB Roberto Battocchio.

Mui amigos
Tucanos incentivam Antonio Duarte Nogueira (PFL) a deixar a Habitação para se candidatar a prefeito de Ribeirão Preto. Falta combinar com Corauci Sobrinho (PFL-SP), já candidato.

TIROTEIO Do líder do governo na Assembléia Legislativa, Walter Feldman (PSDB), sobre o boicote do Senado ao acordo do Banespa:
- Ao tratar do Banespa, os senadores do Nordeste deveriam se lembrar dos nordestinos que moram em São Paulo.

Próximo Texto: Convite espiritual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.